'Internet das coisas' fará com que dispositivos se infectem sozinhos

Por Mariano Sumrell

Smartphones e tablets foram alguns dos presentes mais comprados no Natal de 2012 e esse fato confirma a perspectiva de que 2013 será o ano em que as pessoas buscarão se conectar por meio de diversos dispositivos. PCs, notebooks, tablets e smartphones, pessoais ou corporativos, compartilharão dados, informações e, consequentemente, malware.

Devemos nos lembrar de que o envio de links maliciosos que instalam software de roubo de dados ou que fazem do equipamento um “zumbi” a serviço de mal intencionados é uma ameaça comum a todos os dispositivos nos quais usamos a internet. Portanto, quaisquer equipamentos com os quais acessamos a internet podem ser a porta de entrada para malware e infectar os demais dispositivos.

Os links maliciosos podem chegar ao usuário por meio de anúncios do Facebook (modalidade de infecção que começou a aumentar no segundo trimestre de 2012, conforme pesquisa), SMS, e-mails ou por aplicativos do Android. A dica é usar a internet com prudência e manter navegador e antivírus atualizados em todos os equipamentos ligados à rede.

Por ter mais de 250 milhões de usuários no mundo e mais de 11 bilhões de aplicativos baixados no Android Market, segundo dados divulgados pelo Google em janeiro de 2013, os cibercriminosos continuarão desenvolvendo aplicativos falsos, com o objetivo de captar dados dos usuários dessa plataforma. Então, confira a procedência dos aplicativos que baixar e mantenha seu smartphone ou tablet protegido com antivírus que tenham a funcionalidade de detecção de aplicativos potencialmente infectados. E cuidado ao compartilhar dados entre seu Android e outros equipamentos: as ameaças podem ser disseminadas dessa forma.

Por fim, outra dica interessante é: mantenha-se informado sobre o mundo da segurança online, para compreender como estão agindo os cibercriminosos. Assim, você evita cair em armadilhas. Nós, profissionais de segurança, continuaremos atentos às tendências, divulgando informações que possam te ajudar a navegar com tranquilidade e aprimorando os software de proteção.

Desejamos um 2013 com sucesso, interatividade e segurança.