Hackers estão usando eletrodomésticos inteligentes para minerar bitcoins

Por Redação | 21 de Novembro de 2014 às 09h04

A empresa finlandesa F-Secure, especializada em soluções que protegem consumidores e companhias de ameaças virtuais, afirmou que eletrodomésticos inteligentes, como geladeiras e torradeiras conectadas à internet, estão sendo utilizadas para minerar Bitcoins. As informações são do site IBTimes.

O chefe de pesquisas da entidade, Mikko Hypponen, afirmou que esses equipamentos de última geração podem ser manipulados por cibercriminosos para a mineração de moedas virtuais. Isso porque a prática de minerar o dinheiro digital tem sido cada vez mais difícil. Dessa forma, os hackers mal intencionados têm focado seus esforços em "máquinas zumbis" com o objetivo de conseguirem mais moedas.

De acordo com Hypponen, "os ataques não são direcionados ao usuário, mas ao computador. Dispositivos ligados à internet das coisas podem ser invadidos para minerar moedas criptografadas e fazer dinheiro". Durante uma conferência na Finlândia na última terça-feira (18), o especialista afirmou que esses aparelhos já foram alvos de ataques para minerar moedas virtuais, mas é difícil determinar quando e onde essas práticas acontecem. Apenas em casos em que alguma violação de segurança for detectada é possível identificar de que lugar partiu o ataque.

Em março deste ano, Johannes Ullrich, instrutor do Instituto de Tecnologia SANS, descobriu que uma rede de câmeras de segurança CCTV foi infectada por um software malicioso que minerou centenas de "dogecoins", a terceira moeda digital mais valiosa do mundo.

Embora esse tipo de malware não roube informações ou dados privados do usuário, ele pode afetar drasticamente o desempenho do dispositivo devido ao volume de processamento necessário requerido pela mineração.

"A internet realmente está mudando o mundo. Nós vivemos uma grande revolução. Ela nos trouxe muitas coisas boas - como conectividade, novos negócios e oportunidades de lazer - mas às vezes parece que criamos um monstro", conclui Hypponen.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2014/11/hackers-estao-usando-torradeiras-e-geladeiras-para-minerar-bitcoins.shtmlhttp://www.tecmundo.com.br/bitcoin/66169-eletrodomesticos-alvos-ataques-hackers-mineracao-bitcoins.htmhttp://www.businessinside

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.