Hackers aproveitam Copa do Mundo para aplicar golpes

Por Redação | 06.06.2014 às 09:35

Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, o mundo inteiro se volta para o país e aguarda o início do evento que mobiliza dezenas de nações. E é neste momento que muito hackers se aproveitam para tirar vantagem de usuários desprotegidos por meio de novos códigos ligados a sites e jogos de fachada ou mesmo contas em bancos.

Segundo o Centro de Segurança de monitoramento do Baidu, cibercriminosos estão aproveitando o momento para lançarem na rede diversas ameaças virtuais, que são transmitidas por meio de downloads falsos e ameaças de phishing para obter dados de cartões de crédito e informações privadas de usuários.

Entre os recursos mais utilizados estão downloads indesejados e jogos falsos relacionados ao mundial de futebol, que, na verdade, funcionam como porta de entrada para hackers na sua máquina. Um meio usado são pesquisas com palavras-chaves que levam os internautas para links falsos resultando em downloads indesejados e contaminação dos computadores por adwares.

Outro ataque comum é o de phishing, que, em sua maioria, tenta se aproveitar do evento esportivo. Nestes casos, sites de phishing relacionados ao campeonato funcionam como iscas para internautas que são atraídos por promoções falsas, ingressos gratuitos para jogos, entre outros.

Após entrarem nestes links, os usuários são induzidos a fornecerem informações pessoais e em alguns casos dados do cartão de crédito e códigos de segurança, o que resulta em prejuízo financeiro.

Verificar a segurança do site antes de divulgar este tipo de informação é essencial. Verifique e só forneça o que é pedido a sites com conexões HTTPS, que possuem uma codificação de segurança a mais. Um antivírus atualizado também pode ajudar a evitar instalações de malwares, golpes de phishing e dar segurança para a navegação na web livre de fraudes.