Google remove anúncio que espalhava malware no YouTube

Por Redação | 27.02.2014 às 16:46

O Google removeu um malware na rede de anúncios do YouTube que se espalhava pelo computador dos usuários enquanto assistiam a um vídeo no site. De acordo com a revista eletrônica Info, o problema foi descoberto pela empresa de segurança Bromium.

O ataque acontecia quando o internauta clicava no thumbnail de um vídeo e era redirecionado, em uma nova janela, para uma propaganda maliciosa do Googleads, que hospedava um kit de exploração de brechas. Neste momento, o malware conseguia acesso aos dados do computador.

As versões antigas do Java (PDF) tinham uma brecha que permitiam a um tipo do Trojan bancário, da família Caphaw, ser instalado na máquina do usuário e roubar dados.

O malware, segundo o site, tentava se conectar a dois domínios. Um deles fora criado há pouco tempo e chegou a infectar máquinas nos últimos meses.

Youtube Screenshot

Esta falha de segurança no YouTube não foi a primeira a ser descoberta na rede de anúncios do site de vídeos do Google. Em 2013, pesquisadores do laboratório Sophos também encontraram problemas.

Manter o Flash e Java atualizados é essencial para ter maior proteção contra ataques como estes, já que, segundo o site, foi uma brecha na versão antiga do programa que permitiu o acesso do vírus aos computadores dos usuários. Além disso, ter um antivírus de boa procedência no computador, atualizado com a última versão, também é importante para manter a máquina protegida.

Bloqueadores de anúncios também ajudam a prevenir que janelas maliciosas se abram a permitam que vírus se espalhem pelo computador.