Google fecha parceria para prover mais segurança a seus serviços

Por Redação | 15 de Maio de 2014 às 12h31

O Google anunciou nesta quinta-feira (15) uma parceria com a ZixCorp, empresa de segurança especializada em encriptação de e-mails, para incrementar mais uma camada de proteção aos Google Apps.

Denominada GAME (Google Apps Message Encryption), a parceria visa prover mais segurança aos usuários que se comunicam fora do escopo, isto é, dos servidores que hospedam os serviços do Google.

Antes, os usuários precisavam utilizar outras soluções caso quisessem adicionar criptografia de chave pública (PGP) às suas mensagens, mas tais soluções, além de demandarem tempo, não eram o ideal para utilizar em uma organização com muitos usuários. Com o GAME, o Google pretende mudar isso. A ferramenta está disponível por US$ 35 anuais por usuário e permite aos administradores do Google Apps definirem sistemas de encriptação para os serviços.

Em um mundo pós-Snowden, é normal pensar em criptografia como algo para manter os olhos curiosos de órgãos governamentais, como a NSA, fora do nosso alcance. Mas para muitas empresas, manter o sigilo de suas comunicações é uma parte importante do negócio.

A Zix é uma companhia conceituada no campo da segurança, tendo clientes importantes como bancos e órgãos do governo norte-americano. De fato, esta não é a primeira vez que o Google fecha uma parceria com a empresa. O GAME vem a ser o sucessor do GME (Google Message Encryption), outra ferramenta fruto da parceria de ambas as companhias, que fazia parte do pacote Google Postini Services.

Desde 2012, o Google está em processo de transição do Google Postini Services para a plataforma do Google Apps. O GAME é justamente o resultado dessa transição.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.