Google estaria focando em funções corporativas do Android

Por Redação | 26 de Março de 2014 às 18h19

Apesar de estar na primeira colocação entre os sistemas operacionais mobile, o Android ainda não é a opção preferida do mundo corporativo, que prefere adotar o tradicional BlackBerry ou o recém-chegado iOS. Isso, porém, está prestes a mudar, já que o Google estaria iniciando um processo de fortalecimento de segurança e novas funções para que a plataforma seja adotada também pelos executivos.

O time responsável pelas mudanças estaria sendo liderado por Sundar Pichai, que é vice-presidente sênior da empresa, e teria a proteção de dados como foco número um. Entre as novas funcionalidades estão a possibilidade de armazenar informações diretamente nos chips dos aparelhos e uma criptografia mais forte para os dados transmitidos, para que eles não possam ser interceptados por terceiros mal intencionados.

Além disso, a equipe pretende ampliar o suporte ao método de autenticação em duas etapas e criar mais ferramentas de acesso remoto, especialmente uma pela qual os usuários possam acessar seus aparelhos à distância e apagar os dados em caso de perda ou roubo. A chegada dos leitores de impressões digitais também está sendo levada em conta como uma maneira de ampliar a segurança e os dispositivos são vistos pelo Google como uma tendência crescente.

A notícia foi publicada pelo site The Information, mas, por enquanto, não teve confirmação oficial. De acordo com as fontes ouvidas pelo veículo, as novidades podem já estar disponíveis na próxima versão do Android, chamada pelo codinome “L”, que seria apresentada em junho, na próxima edição da conferência do Google para seus desenvolvedores.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.