Fotos de usuários do Snapchat são vazadas por aplicativo de terceiros

Por Redação | 10 de Outubro de 2014 às 16h33
photo_camera Divulgação

Alguns usuários do serviço Snapchat podem estar passando por uma situação bastante desagradável no tocante a sua privacidade, desde a manhã de hoje (10). Um arquivo de cerca de 13 GB composto por fotos privadas de usuários do serviço foi encontrado circulando nos fóruns do site 4Chan. As informações do site The Verge.

Esta não é a primeira vez que o Snapchat passa por problemas relacionados a segurança. Entretanto, aparentemente o vazamento de dados pode estar sendo causado por um aplicativo desenvolvido por terceiros: tal aplicativo foi projetado para catalogar fotos privadas e torná-las permanentes – em uso normal, as fotos são deletadas do serviço depois de um determinado período de tempo.

Ainda não se sabe ao certo qual foi a aplicação responsável pelo vazamento, mas uma das suspeitas seria o site snapsaved.com (hoje descontinuado). Além disso, uma análise feita nas fotos vazadas indica que parte delas veio de outro site, chamado "Snapchat Leaked", o que indica a possibilidade delas estarem circulando na internet há muito mais tempo do que se imagina.

Um representante do Snapchat se pronunciou a respeito do caso, que já está sendo apelidado de "The Snappening". Segundo ele, os servidores do Snapchat não foram invadidos e ele relembra que o desenvolvimento e uso de aplicativos de terceiros para acessar o Snapchat viola os Termos de Uso do serviço (diversos aplicativos third-party já foram removidos da iTunes App Store e da Google Play a pedido dos responsáveis pelo Snapchat).

Apesar de ser comum determinados serviços costumarem oferecer APIs para desenvolvedores criarem ferramentas em torno de suas plataformas, este novo caso de vazamento demonstra o real risco de segurança oferecido por certos aplicativos criados dessa forma, bem como a possibilidade real de que dados sejam roubados sem a necessidade de invasão de servidores. Em tempos como este, é extremamente valiosa a atenção ao bom senso ao compartilhar seus dados na internet.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.