Festi: nova rede de spams vem lotando caixas de entrada pelo mundo todo

Por Redação | 22 de Agosto de 2012 às 18h05

A Spamhaus, organização de combate ao spam, anunciou recentemente que uma nova rede de spams acaba de ser montada, a Festi, e já está enviando mensagens para diversas caixas postais ao redor do mundo. A Festi surge apenas um mês depois que a rede de spams Grum foi desmontada.

A organização afirma que até o final de julho, a Festi possuía 20 mil endereços de IP, mas com o fim da Grum, esse número saltou para mais de 250 mil.

"Desde o início de julho, o XBL Spamhaus tem notado um grande aumento em atividades de spam Festi", afirmou no blog oficial da organização Thomas Morrison. "No pico, durante um período de 24 horas, o XBL detectou cerca de 300 mil endereços de IP que foram infectados com o Festi, de um total de um milhão que foram infectados com algum tipo de bot".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Festi, identificada pela Symantec em dezembro de 2011, está competindo diretamente com a Cutwail para se tornar a maior distribuidora de spams da internet. E o aumento repentino da Festi se deve ao fato de que como pesquisadores de segurança, fornecedores e órgãos reguladores conseguiram interferir nos botnets e desativá-los, os spammers se movem rapidamente para outros botnets.

Antes de ser desmontada, a rede Grum enviava diariamente mais de 18 bilhões de spams e é a última maior rede a ser cancelada.

Rede de spam

A Grum, antes de ser desmontada, enviava diariamente mais de 18 bilhões de mensagens

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.