Falso e-mail com atualização do Windows rouba senha de e-mails dos usuários

Por Redação | 27 de Setembro de 2012 às 10h59

Se você abrir sua caixa de e-mail e se deparar com uma mensagem que diz ser uma nova atualização para o seu Windows (Microsoft Windows Update), tome muito cuidado! Um Phishing Scam com este título está rolando pela web e roubando algumas senhas.

Quem traz esse alerta é a desenvolvedora de softwares e hardwares de segurança, a Sophos. Por meio de um post em seu blog, chamado Naked Security, os especialistas dizem que os internautas devem ficar espertos ao receber e-mails do endereço privacy@microsoft.com. Eles explicam que trata-se de um ataque projetado para roubar sua senha do AOL, Gmail, Yahoo ou do Windows Live.

Quando batemos o olho rapidamente, o e-mail parece ser confiável e inofensivo. Mas se repararmos com mais cuidado, veremos os erros gramaticais e a linguagem estranha utiliza no corpo da mensagem - algo comum de se encontrar em e-mails maldosos e/ou falsos.

A falsa mensagem pede que o usuário clique em um botão para verificar seus registros de instalação do sistema Windows. Não clique em nada, senão você estará abrindo portas para que roubem seus dados.

Mas, caso você cometa esse erro, o link te levará a um site de terceiros (não o Microsoft.com de verdade), onde você será avisado de que seu computador está em risco e que deve escolher entre o login através do Gmail, Windows Live, Yahoo ou AOL.

Lembre-se de desconfiar sempre de e-mails não solicitados, e sempre pense cuidadosamente antes de digitar suas senhas de webmail em algum site. Você pode estar entregando as chaves de sua vida on-line para um completo estranho.

Este é o e-mail maldoso que está circulando na rede:

Phishing Scam Windows Update

"Caro usuário do Windows,

Chegou ao nosso conhecimento que os seus registros de instalação do Windows da Microsoft estão desatualizados. Cada instalação do Windows tem de ser vinculada a uma conta de e-mail para a atualização diária.

Isso requer que você verifique sua conta de email. A falha para verificar seus registros resultará na suspensão da conta. Clique no botão Verificar abaixo e insira as suas informações de login na página seguinte para confirmar seus registros.

VERIFIQUE

Obrigado,

Equipe Microsoft Windows."

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.