Falha de segurança em fechaduras eletrônicas de hotéis deixa hóspedes inseguros

Por Redação | 29 de Novembro de 2012 às 10h35

Em setembro deste ano, diversos hóspedes do hotel Hyatt House Galleria, no Texas, tiveram objetos pessoais furtados de seus quartos. Mas a situação era misteriosa, afinal o registro dos cartões eletrônicos que abriam as portas não mostrava nenhuma movimentação suspeita. Ou seja, parecia que ninguém nunca havia entrado nos quartos sem a devida permissão. Depois de alguns dias descobriu-se que o mecanismo de abertura das portas havia sido acionado por meio de uma ferramenta digital, ou seja, um hacker estava usando suas habilidades para realizar as invasões.

Em meados de julho de 2012, um desenvolvedor de softwares da Mozilla, chamado Cody Brocious, demonstrou como era fácil quebrar o bloqueio de fechaduras eletrônicas de quartos de hotéis utilizando um hardware barato e amplamente disponível.

Na demonstração, o desenvolvedor apontou a vulnerabilidade das fechaduras da marca líder de mercado, a Onity, que é a mesma utilizada no hotel do Texas que foi assaltado dois meses depois da divulgação desse problema. Segundo informações do TGDaily, a Onity já estava ciente da vulnerabilidade de segurança desde o mês de agosto desse ano, mas levou alguns meses para desenvolver uma correção para a falha.

Cody Brocious

Cody Brocious demonstra vulnerabilidade nas fechaduras eletrônicas (Reprodução / Forbes)

Além disso, a empresa ainda pediu para que os hotéis que utilizam sua tecnologia arquem com as despesas de alteração de hardware necessárias. A mudança exige uma nova placa de circuito para cada uma das fechaduras afetadas.

Cody Brocious explicou em seu blog que "se uma questão tão significativa quanto essa existisse em um carro, os clientes provavelmente esperariam um recall completo por conta do fabricante".

Ou seja, o investimento que os hotéis que utilizam essa tecnologia precisam fazer para implementar a nova placa - mais segura - é muito alto, e, como a Onity não está arcando com nenhuma despesa, é capaz que muitos desses locais continuem colocando em risco a segurança total de seus hóspedes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.