Ex-funcionário da NSA cria solução segura de email com criptografia simplificada

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2014 às 18h53
photo_camera Divulgação

Visando facilitar a segurança e privacidade do conteúdo de e-mails, foi criada a Virtru, empresa que tem a criptografia simplificada como seu objetivo principal. O e-mail talvez ainda seja a ferramenta de Internet mais utilizada na atualidade, sendo amplamente difundido e necessário em praticamente todas as empresas.

O problema é que o e-mail não foi projetado com segurança em primeiro plano. No entanto, após as recentes divulgações de espionagem em larga escala (leia-se caso NSA), uma série de empresas tem visto oportunidades comerciais na fabricação de aplicativos de mensagens criptografadas que sejam mais fáceis de usar e garantam o sigilo do seu conteúdo.

Email

Foi a partir dessa oportunidade que os irmãos John Ackerly, de 38 anos, e Will Ackerly (que foi membro da Agência de Segurança Nacional dos EUA em 2004), de 34, criaram a Virtru.

O espírito empreendedor dos irmãos Ackerly visa resolver problemas de usabilidade em torno da utilização de um software de criptografia de e-mail, que poderá ser configurado nos mínimos detalhes com simplicidade. A grande barreira das tentativas frustradas foi exatamente a questão que levou à criação da ferramenta. Segundo Will, com a solução criada pela empresa (também chamada Virtru), é possível enviar mensagens criptografadas para qualquer pessoa. O destinatário poderá ler todo seu conteúdo com segurança e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Outra grande vantagem do Virtru é que ele funciona dentro das interfaces de webmail, tais como Gmail, Outlook e Yahoo!, dispensando o uso de cliente externo. Deste modo, o conteúdo digitado no corpo de um email é imediatamente codificado para que os servidores dos serviços de webmail, que periodicamente salvam um rascunho de uma nova mensagem, só "enxerguem" o texto criptografado, garantindo o sigilo da mensagem.

Quanto ao funcionamento da ferramenta, os remetentes devem instalar uma extensão do navegador que gerencia a criptografia e descriptografia de conteúdo. Esses processos cruciais poderão ocorrer no computador de uma pessoa ou em um navegador compatível em um dispositivo móvel.

Você pode baixar o Virtru diretamente de seu site oficial.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.