Europa também permite o uso de aparelhos eletrônicos durante voos

Por Redação | 14 de Novembro de 2013 às 16h40

Depois dos Estados Unidos liberarem o uso de aparelhos eletrônicos durante o pouso e a aterrissagem de aeronaves, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) aprovou o uso de celulares e tablets em todas as fases dos voos.

A Agência irá publicar a nova orientação com os testes de segurança e os dispositivos que podem e não podem ser usados durante todas as fases de voos até o final de novembro.

A aprovação segue a decisão da Federal Aviation Administration, que permite o uso de dispositivos eletrônicos pessoais, tais como e-books, tablets e videogames portáteis. Além destes, telefones celulares também são permitidos, desde que sejam colocados em “modo avião”.

Aparelhos eletrônicos maiores, como notebooks, terão que ser guardados durante o taxeamento, decolagem e pouso.

“Este é um passo importante no processo de expansão da liberdade de uso de dispositivos eletrônicos pessoais a bordo de aeronaves, sem comprometer a segurança”, disse Patrick Ky, diretor executivo da EASA, em uma declaração para a imprensa.

De acordo com The Guardian, agora cabe a cada país da região europeia regulamentar a nova decisão. No Reino Unido, a empresa aérea que desejar permitir o uso de aparelhos eletrônicos em todas as fases de voo precisa apresentar um plano de segurança para a UK Civil Aviation Authority (CAA), assim como a Delta Airlines fez com a FAA, nos Estados Unidos.

“As companhias aéreas têm agora acesso a uma nova metodologia de testes de segurança de dispositivos, o que pode ser um processo relativamente rápido, especialmente porque é provável que algumas empresas já tenham feito alguns testes”, disse um porta-voz da CAA.

Além disso, a EASA também já está pesquisando novas maneiras de certificar o uso de aparelhos celulares a bordo de aeronaves, sem precisar colocá-los no “modo avião” e permitindo ligações durante o voo.

“A EASA reconhece a grande proliferação de dispositivos eletrônicos pessoais e o desejo do público que viaja para usá-los em todos os lugares”, escreveu a Agência no release para a imprensa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.