Estudo revela que mais de 70% dos sites brasileiros são vulneráveis

Por Redação | 02 de Junho de 2014 às 11h05

A empresa de computação na nuvem ADTSys fez um estudo que revelou que 72,5% dos sites brasileiros estão vulneráveis a ataques maliciosos de hackers. A pesquisa foi feita com 40 portais, sendo alguns deles páginas do governo, sites de empresas de vários setores, sites de times de futebol e de comércio eletrônico.

O estudo analisou vulnerabilidades já conhecidas. Nas páginas governamentais, descobriu-se que há possibilidade de roubo de dados através de injeção de código ou falta de criptografia na transmissão dos dados. Uma simulação verificou a existência de brechas conhecidas na maior parte dos portais e confirmou quão vulneráveis eles são.

As falhas encontradas apontam principalmente para problemas de desenvolvimento e de infraestrutura. Dos 40 sites analisados, 10% apresentaram falhas com transações utilizando cartões de crédito e nenhum deles estava completamente de acordo com os padrões estabelecidos pelo Open Web Application Security Project (OWASP), órgão que lista práticas de segurança para evitar ataques virtuais.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.