18 milhões de aparelhos Android devem ser infectados com malwares em 2013

Por Redação | 03 de Janeiro de 2013 às 13h17

Empresas especializadas em segurança acreditam que 2013 será o ano do crescimento de malware para os aparelhos equipados com o sistema operacional do Google, o Android. E uma matéria publicada pelo site norte-americano BGR afirma que mais de 18 milhões de aparelhos móveis em todo o mundo serão infectados com algum tipo de malware no próximo ano.

A previsão indica que a popularidade do sistema operacional em todo o mundo, com 1,2 bilhão de novos aparelhos Android sendo comprados em 2013 e com 70 bilhões de aplicativos sendo baixados no período, tornam a plataforma mais vulnerável a possíveis códigos maliciosos e outros vírus.

A probabilidade de que os usuários possam contrair algum malware ou spyware está diretamente relacionada a sua localização e comportamento. Ainda de acordo com a pesquisa publicada pelo BGR, os usuários norte-americanos têm 0,40% de chance de serem infectados, enquanto os russos têm 34,7% de chances.

Segurança Android

Segundo o site Android Community, a pesquisa não se aprofundou muito e afirmou que o spam móvel será cada vez maior em volume e que a fraude de tarifas irá continuar ao longo do próximo ano. O relatório mostra que as fraudes por tarifa serão as formas dominantes de monetização para os escritores de códigos maliciosos.

Independentemente da ameaça, nunca é demais se proteger. Sempre verifique as URLs, procure entender e ler as permissões solicitadas por aplicativos, sempre verifique se seu telefone e aplicativos estão atualizados, mantenha as configurações de conectividade sempre no modo 'checar', e em alguns casos, até desligadas, e utilize um antivírus móvel.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.