Empresas ainda não sabem lidar com privacidade e segurança dos dados

Por Redação | 31 de Janeiro de 2013 às 07h15

A segurança e a privacidade dos dados coletados diariamente são assuntos que merecem mais atenção das empresas, pois, segundo o estudo global Edelman Privacy Risk Index, elas ainda se mostram despreparadas para lidar com eles. O estudo ouviu mais de 6.400 executivos que gerenciam dados em 29 países, incluindo o Brasil.

Em geral, os resultados mostraram que a falta de cuidado com essas informações gera um aumento dos riscos financeiros para a instituição, sem contar no fator reputação, que também pode ser comprometido de acordo com o tipo de informação que vier a público. Os consumidores também tendem a ter menos confiança em empresas que deixam suas informações desprotegidas.

Segundo o estudo, 51% dos entrevistados disseram que privacidade e segurança de informações pessoais não são prioridade de suas empresas. A situação também é ruim quando o assunto é lidar com os consumidores, já que 52% das organizações disseram demorar para responder queixas de seus clientes e de órgãos regulatórios.

É importante ressaltar que cada dia mais os consumidores demonstram interesse em relação à privacidade de dados. Basta relembrar o caso do Instagram, por exemplo, para ver a proporção que uma atitude relacionada a esse assunto pode tomar.

"As descobertas do Edelman Privacy Risk Index revelam alguns caminhos para empresas reduzirem a distância entre suas práticas e as expectativas dos consumidores sobre a segurança de dados pessoais. Do ponto de vista da comunicação e do engajamento público, o que é mais preocupante é a falta de clareza e transparência das organizações em relação a esses assuntos", afirma Pete Pedersen, presidente global da prática de Tecnologia da Edelman.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.