Empresa descobre vírus para Android que faz ligações sozinho

Por Redação | 11 de Dezembro de 2013 às 15h34

Já vimos vírus e aplicativos maliciosos enviarem mensagens, coletarem informações e executar outras ações dentro de um smartphone sem o consentimento do usuário. Porém, até então, não havia nada como o MouaBad.P, vírus para Android que faz ligações.

O malware é uma evolução do MouaBad, que consegue enviar mensagens SMS, e foi descoberto pela empresa de segurança Lookout. Como a companhia relata, é a primeira vez que um vírus tem acesso a ligações telefônicas, o que representa um salto significativo dentro da variedade de vírus espalhados.

O MouaBad.P funciona em momento de inatividade do celular, quando por exemplo, o usuário está dormindo, e faz ligações para números premium, que geram a receita para o programa. Caso você resolva usar o aparelho durante este período, o MouaBad.P ainda cancela a chamada. Porém, ainda existem falhas. Ao que tudo indica, o vírus não é capaz de modificar o histórico de chamadas, o que denuncia a presença do malware se o usuário resolver olhar o registro.

Outra boa notícia é que o MouaBad.P atinge uma parcela bem restrita de usuários. Ele só roda em modelos com Android 3.1 ou inferior e funciona em determinadas regiões da China. Como números premium (seja de SMS ou ligações) variam de acordo com o país, é difícil que o golpe seja expandido para outros locais.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.