ESET lança ferramenta gratuita de segurança para vulnerabilidade do Android

Por Redação | 03 de Outubro de 2012 às 14h31

Com o objetivo de proteger os usuários de aparelhos Android da última vulnerabilidade descoberta no sistema, a ESET acaba de lançar uma ferramenta gratuita de segurança, evitando que cibercriminosos executem um comando USSD e bloqueiem o SIM ou resetem o aparelho.

A vulnerabilidade foi apresentada durante a conferência sobre segurança Ekoparty, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro na Argentina. Os especialistas afirmaram que qualquer cibercriminoso pode aplicar um código malicioso no dispositivo sem que usuário perceba com códigos USSD, que são usados para enviar mensagens entre telefones e servidores de aplicativos.

Esse malware pode ser propagado no sistema Android através de links suspeitos em páginas na internet e redes sociais, leitura de mensagens em QR Code e com o NFC. Assim que o link é aberto o ataque se inicia, podendo apagar informações armazenadas no aparelho e fazê-lo voltar para suas configurações de fábrica.

ESET USSD Control

A ferramenta analisa os riscos da abertura de links e mensagens no Android

"A única forma dos usuários estarem seguros é utilizar alguma ferramenta de segurança específica para evitar esse tipo de vulnerabilidade nos smartphones com Android", afirmou Camillo Di Jorge, gerente geral da ESET Brasil. "Por isso, nossa recomendação é que os usuários baixem, o mais rápido possível, essa solução desenvolvida pela ESET".

Primeiramente, a falha no software foi identificada nos smartphones Samsung Galaxy S II e S III, porém, especialistas em segurança afirmam que a vulnerabilidade pode afetar diversos modelos de smartphones que rodam o sistema operacional do Google, incluindo os aparelhos da HTC, Motorola, Sony e outros da Samsung.

O ESET USSD Control já está disponível para download gratuito na Google Play.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.