Diretor do Google afirma que dados hospedados pela empresa estão seguros

Por Redação | 10.03.2014 às 13:22 - atualizado em 11.03.2014 às 02:22

O diretor do Google, Eric Schmidt, deu uma declaração que pretende acalmar os ânimos de quem teme pela segurança de seus dados após os escândalos de espionagem da NSA. Segundo ele, as informações dos usuários que utilizam os serviços da empresa estão totalmente seguras e longe dos olhos de hackers, espiões e o governo.

Durante o SXSW, evento voltado para cultura digital, o executivo afirmou que novas medidas de segurança foram implementadas recentemente, de forma a garantir a total integridade dos dados dos usuários. Segundo declarações do executivo reproduzidas pelo site da PC Magazine, tais modificações já estavam previstas, mas foram aceleradas quando Edward Snowden revelou a ostensiva espionagem que vinha sendo realizada pelo governo dos Estados Unidos.

Tratam-se de melhorias no processo de encriptação dos dados trocados entre os computadores dos usuários e os sistemas do Google, além da criptografia de tudo o que está armazenado nos servidores. Com tudo isso, afirmou Schmidt, o Google está confiante de que as informações de seus usuários estão seguras na infraestrutura da empresa.

Ele lembrou também os esforços recentes de combate ao crime digital, que, em 2010, foram responsáveis por evitar uma tentativa de invasão realizada por hackers chineses. O ato, inclusive, chegou a levantar rumores sobre a permanência do Google no país asiático, mas não teve grande repercussão.