Dia dos Namorados: especialistas alertam para ciberataques relacionados à data

Por Redação | 12.06.2013 às 07:25

Assim como todas as outras datas comemorativas que mobilizam multidões, o Dia dos Namorados não está fora da lista de ataques dos cibercriminosos. É preciso ficar atento para não cair nas duas principais armadilhas online utilizadas por eles: phishing e malware.

O phishing é uma forma de fraude eletrônica, com o objetivo de roubar dados e informações pessoais dos internautas por meio de, principalmente, mensagens de email ou SMS tida como idêntica à original. Já o malware é um software malicioso com a finalidade de infiltrar um computador ou dispositivo eletrônico.

Este dia 12 de junho deve movimentar cerca de US$ 1 bilhão apenas no comércio virtual, valor que chama a atenção dos golpistas. É importante saber que todo cuidado é pouco ao realizar transações online, até porque 61% dos sites maliciosos são, na verdade, sites legítimos que foram comprometidos e infectados. Ou seja, desconfie até mesmo de sites conhecidos que apresentarem algum detalhe suspeito.

Dispositivos móveis também estão em alta entre os cibercriminosos, com um aumento equivalente a 58% nos malwares voltados para essas plataformas. Boa parte dessas ameaças móveis (32%) tentam roubar informações pessoais dos usuários. Para atravessar o Dia dos Namorados online com tranquilidade, a equipe do Norton, da Symantec, nos enviou algumas dicas:

  1. Não abra e-mail de remetentes desconhecidos;
  2. Não clique em nenhum link incluído em mensagens de e-mail. Digite o endereço do link na barra de endereço do seu navegador;
  3. Não abra arquivos de e-mail relacionados ao tema do Dia dos Namorados, como cartão virtual, etc;
  4. Compre produtos de sites autenticados com proteção SSL;
  5. Instale uma suíte completa de segurança original e a mantenha atualizada.