Descobertos computadores infectados com malware diretamente na fábrica

Por Redação | 14 de Setembro de 2012 às 10h53

A Micrososft descobriu quatro PCs que logo após serem fabricados, já foram pré-infectados com malware. É isso mesmo: os cibercriminosos conseguiram infectar computadores diretamente na linha de produção.

Segundo informações postadas em um blog da empresa, o vírus se chama Nitol e, segundo relatório emitido pela Microsoft, sua função é roubar informações pessoais dos futuros donos do computador. As informações seriam repassadas para criminosos que roubariam suas contas bancárias online.

A descoberta foi feita quando investigadores de crimes digitais da Microsoft compraram 10 desktops e 10 notebooks de diferentes cidades na China. Dos 20 computadores analisados, quatro estavam infectados com programas maliciosos - e todos tinham acabado de sair da fábrica.

Investigações posteriores revelaram que o botnet por trás do Nitol estava sendo executado a partir de um domínio que já tinha se envolvido em crimes cibernéticos em 2008.

"Nós encontramos um malware capaz de ligar remotamente o microfone e a câmera de vídeo de computadores infectados, potencialmente dando aos cibercriminosos olhos e ouvidos para a casa de uma vítima", disse Richard Boscovich, advogado na unidade de crimes digitais da Microsoft.

Um tribunal dos Estados Unidos já deu à Microsoft permissão para assumir o controle do domínio 3322.org, que ela afirma estar envolvido com as infecções do Nitol.

Computador com vírus
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!