Descoberto novo malware que modifica dados de boletos bancários

Por Redação | 14 de Novembro de 2014 às 11h30

Um novo malware responsável por modificar o código de barras dos boletos bancários acaba de ser descoberto pela Bitdefender, uma das principais empresas de segurança digital. Batizado de Gen:Variant.Kazy.156552, o vírus tem como objetivo desviar o pagamento dos boletos para uma outra conta em domínio dos cibercriminosos e não para o destino original da cobrança.

O malware trabalha colocando espaços no código de barras original e, assim, impossibilitando que os leitores automáticos dos bancos façam o reconhecimento dos títulos. Como os leitores automáticos não conseguem identificar o código, os operadores de caixa são obrigados a digitar manualmente o número do boleto, que já é modificado pelo malware.

O vírus se infiltra diretamente no sistema em que os boletos bancários são gerados, o que pode levar qualquer pessoa, mesmo as que não possuem o costume de realizar pagamentos online, a se tornar uma vítima do golpe.

Segundo Eduardo D'Antona, presidente da Securisoft e diretor da Bitdefender no Brasil, o usuário deve interromper imediatamente a operação e acionar o sistema de varredura do computador em caso de algum sinal que o vírus possa estar atuando na máquina. Esses sinais podem ser uma demora excessiva de execução ou a exigência de redigitação dos dados que já deveriam estar contidos no original.

A capacidade do vírus de burlar a segurança dos computadores também é preocupante. Segundo a empresa, ele é capaz de verificar se existe softwares de segurança dos bancos instalados na máquina e os remove. Para completar, ele ainda identifica se o firewall do Windows está ativado e o também o desativa.

Quanto aos aparentes sinais de infiltração do vírus no computador, D'Antona explica que "se houver qualquer dificuldade na operação, o ideal é descartar o documento e solicitar outro à fonte cobradora". Alguns antivírus, como o da própria Bitdefender, possui um recurso para remover o Gen:Variant.Kazy.156552.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.