Concurso irá premiar hackers que auxiliarem a combater a corrupção

Por Redação | 10 de Outubro de 2012 às 18h35

Existem 'hackers e hackers', e se você se enquadra no grupo dos que pretendem usar o conhecimento para uma boa causa, fique ligado. A 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) abriu inscrições para o “IACC Hackathon”, um concurso que premiará as melhores ideias em tecnologia para solucionar problemas ligados à corrupção.

Para participar, basta ser um desenvolvedor de sites, aplicativos web, aplicativos móveis (para smartphones), aplicativos para redes sociais ou até mesmo soluções de hardware e máquinas. De maneira geral, qualquer pessoa que tenha alguma iniciativa tecnológica ligada à corrupção, que possa ser discutida no IACC Hackathon, pode fazer parte do concurso.

Segundo a organização do evento, alguns principais temas que podem inspirar os projetos são o acesso a informações sobre uso de verbas públicas ou novas legislações; pesquisa de conjuntos de dados sobre questões relacionadas à corrupção; visualização de dados sobre conscientização; eficiência na comunicação da política; crowdsourcing para organizações anticorrupção, ente outros.

O projeto vencedor receberá um prêmio no valor de 6 mil euros (o equivalente a R$ 15.740) para apoiar sua viabilização. Além disso, outros participantes poderão ser convidados para participar da 15ª edição do IACC, principal fórum mundial sobre corrupção, que reúne chefes de estado, sociedade civil e representantes dos setores público e privado.

O IACC é realizado a cada dois anos em um local diferente do mundo. Este ano, o Brasil foi escolhido para sediar o evento, que ocorrerá em Brasília (DF), de 7 a 10 de novembro. O 15ª IACC é organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a AMARRIBO BRASIL, a Transparência Internacional e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Para participar, inscrever sua ideia no site do IACC Hackathon.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.