Como criar uma senha segura

Por Ultradownloads
Criação de senha segura

Quando nos cadastramos em algum serviço ou mesmo em um computador, sempre somos alertados a utilizar um número mínimo de caracteres e misturar letras e números. Essas recomendações (ou mesmo imposições de alguns serviços, como no caso do Gmail) servem para melhorar o algoritmo de criptografia e assim proteger a conta contra ataques de força bruta, onde um criminoso virtual utiliza um código para testar inúmeras senhas sequencialmente até acertar a correta com programas facilmente encontrados na internet.

Esse é um dos motivos de vários mecanismos não aceitarem menos do que 8 caracteres, pois por mais bagunçada que seja uma senha, ela é facilmente descoberta se tiver 4 ou 5 caracteres. Além do comprimento mínimo, é importante misturar o maior número de caracteres minúsculos (a, r, t, z), maiúsculos (A, R, T, Z), números (34, 12, 0, 21) e símbolos (#, %, *, ()), pois isto aumenta o dicionário utilizado por algoritmos criptográficos e garantem uma robustez maior contra ataques de força bruta.

Leia também: Quando é hora de alterar suas senhas?

Outro ponto bastante importante de se observar é não utilizar senhas relacionadas à vida pessoal, como datas de aniversário, nomes de parentes ou animais de estimação, objetos conhecidos e nada que o atacante possa encontrar na internet. Redes sociais possuem inúmeros dados pessoais e por isso são fonte de informação para quem quer descobrir senhas utilizando engenharia social.

Ao criar uma senha, sempre faça uma cópia dela em algum lugar seguro. Muitos usuários as anotam em um papel ou em adesivos e deixam disponíveis no ambiente de trabalho ou mesmo em casa. É importante não divulgar a senha para ninguém a não ser que seja estritamente necessário e que a pessoa seja de confiança. Mudar a senha periodicamente diminui bastante a incidência de casos desse tipo.

Já teve alguma conta invadida? Conte para nós!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.