Cibercriminosos usam o Google Docs para roubar dados de usuários

Por Redação | 08 de Novembro de 2012 às 16h10
Hype Science
Tudo sobre

Google

Um novo spam que está circulando pela rede utiliza a credibilidade de um dos serviços do Google, no caso o Google Docs, para roubar os dados do usuário. Assim como outros spams, ele pede a atualização de dados e encaminha o usuário a um formulário falso no Docs.

Especialistas acreditam que o novo modelo de spam pretende coletar os dados de e-mail dos usuários para ter acesso a outros endereços, que podem ser usados pelo próprio criminoso ou até serem comercializados para empresas que adquirem esse tipo de serviço para realizarem e-mail marketing.

O texto que aparece no spam afirma que o usuário excedeu seu limite de armazenamento em sua caixa de entrada e que, com isso, ele ficará impossibilitado de enviar ou receber e-mails. Para reabilitar a caixa de correio, ele deverá clicar sobre um link que o redirecionará para o documento no serviço do Google.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Spam Google Docs

Spam solicita que usuário revalide seu e-mail

"Nós, que trabalhamos há mais de 20 anos com segurança digital, ainda ficamos surpresos com a audácia destas pessoas inescrupulosas. Como o Google Docs permite criar formulários e os dados coletados podem ser enviados para um e-mail cadastrado ou gerar uma planilha, fica fácil para o criminoso pegar o que roubou e sair vendendo por aí. Orientamos aos usuários de computador, independente dos serviços de e-mail que utilizem, a não acreditar nestas mensagens que pedem a atualização de dados, seja de e-mail ou de contas bancárias e cartões de crédito", afirmou Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, distribuidora do antivírus Avira.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.