Cibercriminosos usam o Google Docs para roubar dados de usuários

Por Redação | 08 de Novembro de 2012 às 16h10
photo_camera Hype Science

Um novo spam que está circulando pela rede utiliza a credibilidade de um dos serviços do Google, no caso o Google Docs, para roubar os dados do usuário. Assim como outros spams, ele pede a atualização de dados e encaminha o usuário a um formulário falso no Docs.

Especialistas acreditam que o novo modelo de spam pretende coletar os dados de e-mail dos usuários para ter acesso a outros endereços, que podem ser usados pelo próprio criminoso ou até serem comercializados para empresas que adquirem esse tipo de serviço para realizarem e-mail marketing.

O texto que aparece no spam afirma que o usuário excedeu seu limite de armazenamento em sua caixa de entrada e que, com isso, ele ficará impossibilitado de enviar ou receber e-mails. Para reabilitar a caixa de correio, ele deverá clicar sobre um link que o redirecionará para o documento no serviço do Google.

Spam Google Docs

Spam solicita que usuário revalide seu e-mail

"Nós, que trabalhamos há mais de 20 anos com segurança digital, ainda ficamos surpresos com a audácia destas pessoas inescrupulosas. Como o Google Docs permite criar formulários e os dados coletados podem ser enviados para um e-mail cadastrado ou gerar uma planilha, fica fácil para o criminoso pegar o que roubou e sair vendendo por aí. Orientamos aos usuários de computador, independente dos serviços de e-mail que utilizem, a não acreditar nestas mensagens que pedem a atualização de dados, seja de e-mail ou de contas bancárias e cartões de crédito", afirmou Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, distribuidora do antivírus Avira.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.