Primeiro cavalo de Troia para iOS é identificado

Por Ultra Downloads | 06.07.2012 às 12:10 - atualizado em 16.07.2012 às 13:16

Esta semana a Kaspersky, fabricante de softwares de segurança para internet, divulgou que recebeu um alerta da MegaFon, uma das principais operadoras móveis da Rússia, sobre um aplicativo suspeito encontrado na App Store e na Google Play.

Trata-se de um cavalo de troia que copia a agenda do usuário para um servidor remoto, e depois esses dados são utilizados para enviar spams via SMS.

O aplicativo chama-se Find and Call e, aparentemente, foi desenvolvido especificamente para este fim, o que o torna o primeiro malware para o sistema operacional móvel da empresa da maçã. Aparentemente a Apple e o Google já retiraram o aplicativo de suas lojas virtuais.

Trudy Muller, porta-voz da Apple, disse para a Wired que a remoção foi feita devido ao "uso não autorizado da lista de contatos, uma violação das regras da loja".

Há quatro anos, um jogo chamado Aurora Feint também foi retirado da App Store pelo mesmo motivo: segurança e privacidade. O aplicativo enviava a lista de contatos dos usuários para seus próprios servidores, sem usar recursos de codificação, porém, o Aurora não foi desenvolvido apenas com a finalidade de "roubar" os contatos e informações de seus usuários. Dessa forma, o Find and Call fica com o troféu de primeiro lugar.