Casa de câmbio Mt. Gox encontra US$ 116 milhões em Bitcoins

Por Redação | 21.03.2014 às 16:01

A casa de câmbio de Bitcoins Mt. Gox afirma ter encontrado 200.000 das bitcoins que ela alegou ter desaparecido como resultado de uma falha no algoritmo. Numa nota divulgada em seu site, a empresa falida fala sobre a descoberta.

Bitcoin

Segundo as informações divulgadas, o valor em moedas virtuais foi encontrado numa carteira que estava num formato antigo. Com isso, o número de bitcois desparecidas caiu para 650.000.

Essa notícia pode representar um pouco de esperança para os clientes da corretora, apesar de que não se sabe a quem os governos japonês e americano darão prioridade sobre o pagamento dos credores.

Os 200.000 em Bitcoins equivalem a 116 milhões de dólares, valor que, por sua vez, equivale a cerca de 270 milhões de reais na cotação de hoje. As chamadas carteiras são programas onde se mantêm e para onde se transferem Bitcoins.

A carteira onde as Bitcoins foram encontradas era usada no passado, segundo escreveu Mark Karpeles, o presidente da Mt. Gox. O governo japonês havia dado entrada no processo de falência da casa de câmbio nos Estados Unidos no último dia 09 de março.

Anteriormente, o mesmo havia sido feito na Corte Distrital de Tóquio, em 28 de fevereiro. A Mt. Gox interrompeu toda e qualquer transação no dia 25 de fevereiro e disse na época ter perdido 750.000 Bitcoins dos seus clientes.

Naquele momento, o total de perdas foi de 474 milhões de dólares, ou mais de um bilhão de reais na cotação do dólar hoje. Nos papéis que dão início ao processo de pedido de falência, o presidente da Mt. Gox informa que o desaparecimento ou roubo das moedas virtuais foi causado por falha no algoritmo do programa Bitcoin, que foi explorada por uma ou mais pessoas, que hackearam a rede de criptomoedas.

As Bitcoins encontradas foram transferidas para carteiras que não estão conectadas à internet por motivos de segurança, segundo informações da corretora. As cortes envolvidas no processo de pedido de falência foram notificadas.

Agora, a Mt. Gox dispõe de 202.000 Bitcoins, sendo 200.000 recém encontradas e outras 2.000 que já existiam no início do processo de falência. Ainda segundo a nota, estão em andamento as investigações sobre o desaparecimento e o exato número de moedas desaparecidas. Com isso, o total de moedas desaparecidas ainda pode mudar.