Carteira de Trabalho Digital é adotada pelo Distrito Federal

Por Redação | 28 de Novembro de 2014 às 12h19
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Distrito Federal adotou a chamada Carteira de Trabalho Digital nesta quinta-feira (27) e a partir de agora seus trabalhadores contarão com mais agilidade no processo de solicitação do documento, além de terem seus dados mais seguros do que antes.

Como destaca o Convergecom, a maior vantagem dessa novidade é o fato de que ela deve ficar pronta em pouco tempo, no máximo vinte minutos, evitando filas, semanas de espera e a volta até o local para a retirada do documento. Outro benefício é que, por ser digital, a Carteira de Trabalho cruza informações com outros bancos de dados do Governo Federal para entregar um cadastro completo e atualizado do trabalhador.

O documento utiliza um cartão magnético, que guarda todas as informações supracitadas e funciona de forma parecida com um cartão de crédito. Graças à nova tecnologia, a expectativa do Ministério do Trabalho e Emprego é que o número de falsificações e fraudes diminua e que o trabalhador possa verificar de forma mais rápida se está recebendo seus benefícios em dia.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Atualmente, a versão digital da Carteira de Trabalho já é empregada em Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Daqui para frente, o governo trabalhará para que mais postos de atendimento emitam o documento e até janeiro do ano que vem todos os Estados contem com a novidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.