CERT.br lança novo fascículo sobre segurança em computadores

Por Redação | 23 de Agosto de 2013 às 15h49
photo_camera PC World

O CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), acaba de lançar mais um fascículo dentro de sua cartilha de segurança na internet, e o foco deste novo capítulo é na segurança dos computadores pessoais.

O sétimo fascículo da cartilha tem como objetivo esclarecer aos usuários todos os riscos à que seus computadores podem estar expostos na internet e indicar alguns dos cuidados que eles devem ter para evitar fraudes. O material está disponível para download gratuito em PDF através do site oficial do CERT.br.

Entre os principais riscos que os usuários correm com computadores conectados à internet estão a invasão do sistema através de vulnerabilidades, ação direta de atacantes ou acesso a contas com senhas fracas. Ao ter seu computador invadido, o usuário poderá ter problemas como coleta de dados pessoais e financeiros, invasão de privacidade, e seu computador também pode ser usado para espalhar códigos maliciosos, aplicar golpes, spams e esconder a identidade e localização verdadeiras do atacante.

O novo capítulo da cartilha do CERT.br traz dicas de proteção ao computador como manter sempre os programas instalados atualizados, bem como o antivírus. Esses cuidados também devem estar alinhados com posturas preventivas dos usuários ao navegar na internet e abrir arquivos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.