Brasil prepara defesa contra ação de hackers na Copa das Confederações

Por Redação | 23 de Agosto de 2012 às 17h30

O Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) é o órgão do Exército brasileiro responsável pela defesa virtual do país. Sua última operação aconteceu na Rio+20, e agora a equipe já se prepara para defender nosso ciberespaço na Copa das Confederações, que acontecerá no Brasil em junho de 2013.

"Já estamos pegando as melhores práticas e planejando a segurança para a Copa das Confederações, que vai servir como base para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016", disse o capitão Maxli Barroso Campos durante a SecureBrasil 2012. O capitão é chefe da divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do CDCiber.

Detalhes do projeto de defesa para a Copa das Confederações ainda não foram revelados, mas na operação Rio+20 a CDCiber contou com uma equipe de peso. Foram 40 militares do exército brasileiro, quatro da Força Aérea, quatro da Marinha, quatro técnicos do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos (SRCC) da Polícia Federal e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No total, os profissionais registraram 140 eventos de segurança durante a conferência internacional.

Centro de Defesa Cibernética

Centro de Consciência Situacional, a "sala de crise" do CDCiber (Foto: Folha de S.Paulo)

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!