Brasil é o 4º maior alvo dos golpistas que atacam aparelhos móveis

Por Redação | 11.10.2012 às 14:22

Durante a Futurecom 2012, maior evento do setor de comunicações da América Latina, a RSA, divisão de segurança da EMC, divulgou uma pesquisa que não é muito animadora. O Brasil é o quarto país que mais sofreu ataques de phishing por meio de dispositivos móveis no mês de setembro.

Entenda mais sobre os riscos do Phishing Scam

A Índia e a França aparecem empatadas com o Brasil, todas com 4% de ataques desse tipo. O número não parece tão assustador quando comparado com o primeiro lugar da lista, os Estados Unidos (26%), mas sem dúvidas é um motivo para que todos fiquem alertas com a questão da segurança em seus smartphones e tablets.

O diretor da divisão técnica para a América Latina e Caribe da RSA, Marcos Nehme, disse que a grande quantidade de lojas virtuais de aplicativos falsos presentes na web é uma das portas de entrada dos fraudadores para os dados da vítima. A partir de um phishing, eles conseguem captar SMS recebidos de bancos e encaminham as informações obtidas diretamente para o cibercriminoso.

Eles também utilizam outras técnicas para roubar informações. Por exemplo, os golpistas enviam e-mails maliciosos com assuntos como 'Seu banco na palma da sua mão', ou algo do tipo, convidando o usuário a utilizar a versão mobile do seu banco, além de oferecer a instalação de um suposto módulo de segurança - ambos falsos. Fique sempre atento, pois dessa maneira fica fácil conseguir dados muito importantes dos usuários.