BYOD: Cisco anuncia novas ferramentas de colaboração corporativa

Por Redação | 24.10.2013 às 14:43
photo_camera Divulgação

A Cisco anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novos produtos voltados para colaboração corporativa sob o conceito do BYOD (Bring Your Own Device). O primeiro deles é o Cisco Expressway, uma plataforma de acesso avançada que mantém a segurança sem que haja necessidade de registro de dispositivo, contas e senhas.

A ferramenta colaborativa foi pensada com o objetivo de facilitar o espaço de trabalho moderno e as conexões instantâneas entre funcionários. Feita sob medida para uma estrutura cada vez mais móvel e remota, a novidade permite que os usuários desempenhem suas funções de maneira mais dinânimca e eficiente em qualquer lugar, sem se peocupar com possíveis invasões ou cadastro de aparelhos.

A novidade também integrará ferramentas corporativas com aquelas utilizadas pelos funcionários em casa. Os profissionais poderão acessar informações e se comunicar com outros membros da empresa pelos próprios dispositivos móveis. Além de dar mais liberdade de escolha, a plataforma ainda mantém mais segurança dos dados, tanto para trabalhadores quanto para o setor de TI.

Jabber Guest

Além do Expressway, a Cisco apresentou o Jabber Guest, uma solução integrada ao Expressway que utiliza sua funcionalidade de segurança para que o funcionário libere o acesso aos dados por qualquer pessoa de fora da companhia. A medida é interessante para que o profssional trabalhe em conjunto com um parceiro de negócios, um consultor ou um consumidor precisando de assistência. O recurso possui suporte a videoconferência em alta definição via um navegador da internet ou dispositivo móvel.

Com essa solução, convidados podem simplesmente clicar em um link fornecido via mensagem instantânea ou no site de uma empresa, e em segundos participar de uma conversa bilateral em vídeo com outra pessoa. No caso de um consumidor, por exemplo, ele pode usar a câmera em seu smartphone ou tablet para mostrar a um agente da central de atendimento o problema que o produto está apresentando e com isso ter uma resposta imediata.

Ao dar às empresas a habilidade de adicionar voz, vídeo e troca de informação em tempo real de seus sites, comunicações por email e aplicativos móveis, o Jabber Guest pode ajudar a aumentar as vendas, acelerar a resolução de problemas e direcionar a satisfação do cliente.

“O aumento da mobilidade abriu novos caminhos nos quais equipes, funcionários e clientes estão escolhendo se conectar e colaborar uns com os outros para que as coisas aconteçam", disse Rowan Trollope, vice-presidente sênior do Collaboration Group da Cisco. "A chave para o sucesso neste novo mundo é ter comunicações abertas e acessíveis que cruzam experiências – seja em um escritório físico, face a face via uma chamada de vídeo, de voz ou em uma conexão convergente pelo Cisco Jabber".

Intelligent Proximity

Para trabalhar em conjunto com o Expressway e Jabber Guest, a Cisco revelou o Intelligent Proximity, uma série de recursos que permite aos usuários vincular seus aparelhos móveis pessoais aos produtos fixos no escritório para melhorar a experiência.

O primeiro dispositivo a se beneficiar da novidade é o Android-based Cisco DX650 Smart Desk Phone. A partir de novembro, consumidores do DX650 serão capazes de sincronizar seus telefones fixos com seus aparelhos Apple e Android. Será possível, entre outras tarefas, importar contatos e históricos de ligação de seus aparelhos celulares para o DX650 e transferir chamadas em andamento.

TelePresence MX300

Também foi anunciada a nova geração do TelePresence, um dispositivo que permite realizar videochamadas com diversas pessoas. O aparelho agora tem um design mais moderno e limpo, que pode ser facilmente montado e auto-provisionado em 15 minutos.

Uma nova função de "display duplo" vai melhorar capacidades de compartilhamento de conteúdo, já que até quatro computadores podem conectar-se simultaneamente sem a necessidade de uma unidade de controle múltiplo (MCU, na sigla em inglês). O TelePresence MX300 estará dispoível a partir de dezembro.

Outra novidade ideal para o TelePresence MX300 e que também foi revelada pela Cisco é o IP Phone 7800 Series, um telefone indicado para empresas de porte médio. Os aparelhos possuem design ergonômico, vêm com navegação intuitiva e áudio de banda larga em todas as vias. Além disso, os smartphones têm consumo moderado de energia e diminuem em até 60% o uso da bateria quando não estão sendo utilizados.

Prime Collaboration

À medida que a presença da tecnologia de colaboração em uma organização cresce em tamanho e importância para as empresas, o setor de TI também precisa de novas formas de trabalho – ou seja, uma abordagem simplificada para gerenciar esses ambientes que se encontram em constante expansão.

O Prime Collaboration terá suporte para essas funções. Trata-se de uma plataforma unificada de controle que pode gerenciar a maioria dos produtos de colaboração da Cisco. É possível implantar servidores, prover dispositivos dos telefones nas mesas dos usuários para os clientes do Jabber em seus laptops e providenciar a administração geral e garantia de serviço.