Atualização do AVG PrivacyFix permite calcular seu valor para o Twitter

Por Iara Schiavi | 07 de Agosto de 2014 às 12h49

A AVG Technologies acaba de lançar uma série de atualizações para um dos seus aplicativos mais utilizados, o AVG PrivacyFix. Entre as atualizações está a extensão da cobertura do serviço para o Twitter, onde é possível que os usuários meçam seu “valor” para a rede social quando o assunto é publicidade direcionada.

As grandes empresas de mídia social, como Twitter e Facebook, têm sua maior fonte de receita com a publicidade, em especial a direcionada. Com isso o valor da informação pessoal está cada vez maior e se tornando um negócio muito lucrativo. O objetivo do AVG PrivacyFix 3.0 é que os usuários possam ter maior controle sobre o quanto de sua vida pessoal está sendo exposta nas redes sociais devido às configurações de perfil.

A ideia de permitir que o usuário saiba seu valor para a rede está atrelada à necessidade que ele entenda o quanto as informações pessoais publicadas na rede tem um potencial valor comercial para as empresas. Por exemplo, o meu perfil vale US$ 3,75 para o Facebook e ele me rastreou em 94% dos sites que eu visitei recentemente.

privacyfix

O aplicativo da AVG, que é gratuito, também permite que o usuário avalie seu nível de exposição e altere configurações de diversas redes sociais com um único clique, por exemplo: escolher quem poderá te marcar em fotos no Facebook, impedir que sua localização seja pública nas principais redes sociais, escolher se outros usuários poderão fazer contato a partir do e-mail disponível na conta, autorizar o acesso a aplicativos antigos ligados à conta do Twitter.

Com o “Progress Meter”, disponível para a última versão, o usuário terá acesso às próprias configurações de privacidade em todas as redes sociais em um única tela, que inclui a exibição de quais anunciantes estão rastreando sua vida digital.

Para Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil, quanto mais se dão conta do poder de barganha das informações postadas nas redes sociais, mais os usuários buscam ferramentas para evitar essa coleta excessiva de dados pessoais. Outra questão levantada por Sumrell vai além dos fins comerciais. Ele destaca os riscos de cyberbullying, perseguição digital e roubos de identidade. O “Progress Meter”, por exemplo, também pode ser usado para que pais controlem melhor as informações que os filhos estão disponibilizando na web a partir do gerenciamento das configurações de segurança em um único dispositivo.

O aplicativo AVG PrivacyFix permite que o usuário controle, gerencie e personalize as configurações de privacidade de contas no Facebook, Google, LinkedIn, Twitter e outros sites diretamente de um painel de controle que pode ser acessado por desktops, smartphones e tablets.

Entre as ferramentas disponíveis no aplicativo estão o painel de controle de privacidade personalizado, os avisos sobre novas configurações ou quando houver alterações, orientação sobre os riscos oferecidos pela exposição nas redes e informações sobre quem tem acesso e está coletando seus dados.

O AVG PrivacyFix está disponível para desktop e aparelhos móveis com plataforma Android e iOS. Faça o download gratuito aqui.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.