Até o Angry Birds: apps compartilham suas informações sem nem mesmo você saber

Por Redação | 21 de Janeiro de 2013 às 07h44
photo_camera The Industry

A segurança dos dados pessoais nos dias de "um aplicativo para qualquer coisa" é bem complicada, mas você ficaria realmente surpreso ao saber a quantidade de informações inesperadas a que um aplicativo, mesmo popular, pode ter acesso em seu smartphone. Eles podem compartilhar sua localização, lista de contatos, e outros dados particulares.

Isso é o que dizem os pesquisadores da 'Carnegie Mellon University', que resolveram ajudar os usuários a ficar de olho nessa questão de privacidade. Embora alguns desses compartilhamentos sejam legais, os pesquisadores afirmam que a percepção do usuário é o ponto de partida para avaliar os riscos de privacidade e de segurança dos aplicativos móveis.

"Ninguém espera que Angry Birds use seus dados de localização, mas ele faz isso", explica Jason Hong, professor do Instituto de Interação Humano-Computador. Mas o famoso jogo dos pássaros não está sozinho nessa lista. Os pesquisadores analisaram os 100 melhores aplicativos móveis para Android eleitos no ano passado, e descobriram que muitos usuários ficariam de boca aberta ao saber que tipo de informação eles andam compartilhando por aí sem saber.

O aplicativo de rádio 'Pandora', por exemplo, acessa a lista de contato de seus usuários. Já o app de lanterna 'Brightest Flashlight' compartilha o ID do dispositivo em que está instalado, e o 'Horoscope' usa informações de localização do usuário.

"Toda essa informação pode ser usada para o bem ou para o mal", disse Hong sobre os dados dos usuários acessados por aplicativos. Embora os usuários fiquem surpresos ao saber que o 'Dictionary.com' usa informações sobre sua localização, o aplicativo utiliza essa informação com um propósito positivo - identifica palavras procuradas por outros usuários da região, observou ele. Mas alguns aplicativos - especialmente as versões gratuitas - parecem compartilhar o ID do dispositivo, localização ou listas de contatos com os comerciantes on-line ou outros grupos de usuários com esse perfil.

Dos 100 melhores aplicativos para Android eleitos em 2012, 56 compartilham o ID do dispositivo utilizado, listas de contatos e/ou localização, segundo os pesquisadores. Os estudiosos também analisaram a reação dos usuários ao saberem desse compartilhamento de informações. Eles geraram uma lista com os 10 aplicativos (e as informações pessoais que cada um deles acessa) que mais surpreenderam os usuários. Confira:

  1. Brightest Flashlight (ID do dispositivo, localização)
  2. Toss It (ID do dispositivo, localização)
  3. Angry Birds (ID do dispositivo, localização)
  4. Talking Tom (ID do dispositivo)
  5. Backgrounds HD Wallpapers (ID do dispositivo, contatos)
  6. Dictionary.com (ID do dispositivo, localização)
  7. Mouse Trap (ID do dispositivo)
  8. Horoscope (ID do dispositivo, localização)
  9. Shazam (ID do dispositivo, localização)
  10. Pandora Internet Radio (ID do dispositivo, contatos)

Angry Birds, por exemplo, compartilhou informações confidenciais com oito entidades - quatro empresas que segmentam anúncios móveis, duas redes de anúncios móveis, um site de análise de aplicativos e uma empresa de otimização de anúncios e recompensas.

10 aplicativos que compartilham dados
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!