Aplicativos maliciosos no Facebook dão dinheiro para empresas

Por André Fogaça | 30 de Março de 2012 às 17h00

Você já deve ter se deparado com algum amigo seu publicando algo como "Mude a cor do seu perfil", "Descubra quem visitou seu perfil" ou "Aprenda a tirar o vírus do seu Face". Sabia que isso tudo dá dinheiro para alguém?

Página maliciosa

Bom, pode parecer estranho, mas, segundo a Kaspersky, estes vírus revertem dinheiro para quem os criou, com empresas que pagam por número de pessoas que curtem a página, por exemplo. Funciona assim: quando você clica no link da pessoa, é redirecionado para a página de um app que instala um aplicativo na sua conta, e solicita a instalação de uma extensão para o Chrome ou Firefox.

Pronto, com esta extensão e o app instalados, sua conta pode ser acessada remotamente e promover uma chuva de likes em uma centena de sites. É ai que entra o dinheiro. Com os likes, basta curtir empresas que pagam para ficar famosas na rede social, tornando-se mais valiosas e visíveis.

O site utilizado, que não está mais no ar, vendia pacotes de likes, sendo que 1000 likes custam R$ 50 e 100 mil deles saem pela bagatela de R$ 3990. Outros planos contemplavam usuários do Twitter, que adicionava entre 1000 e 100 mil seguidores.

Vale lembrar que, mesmo os melhores antivírus ainda não conseguem colocar a mão na frente do seu acesso.

Por isso o Canaltech informa: O uso consciente da internet evita uma série de problemas e constrangimentos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.