Apps corporativos e a segurança de dados

Por Colaborador externo | 10.04.2014 às 10:55

Por João Moretti*

Falar que o uso de aplicativos não para de crescer chega a ser uma redundância. Basta observar ao nosso redor para encontrarmos pessoas com os olhos nos seus smartphones e tablets, conversando com os amigos, acessando redes sociais ou até mesmo vendo o saldo da sua conta no banco enquanto espera o ônibus chegar. As pesquisas apenas reforçam esta observação: o uso de aplicativos móveis cresceu 115% em 2013, segundo a empresa de pesquisa Flurry Analytics.

Se as pessoas já confiam nos aplicativos para ajudá-las a serem mais produtivas e a viver melhor, as empresas ainda encaram o uso de aplicativos móveis com uma certa desconfiança. A principal queixa diz respeito à segurança: como garantir que nenhum dado sigiloso da minha empresa cairá em mãos erradas? Outras dúvidas surgem também em relação a falhas no sistema e perda de dados.

Entendo essas preocupações e acredito que elas sejam pertinentes. Em um mundo conectado, um acesso errado, uma senha vazada ou um smartphone perdido pode significar uma porta de entrada para as pessoas erradas dentro da sua empresa. E não sabemos quais são suas intenções: pode ser um hacker querendo provar que consegue quebrar determinado código de segurança, pode ser alguém interessado em vender as informações da sua empresa ou até mesmo uma forma de protesto digital. Os grandes nomes da tecnologia, como Google e Facebook, levam essa preocupação tão a sério que têm um histórico de contratações de pessoas que encontram falhas nos seus sistemas de segurança.

Para uma empresa, a simples perda de um dispositivo destravado pode significar um prejuízo de milhões. Mas esse não é um motivo para deixar de investir no uso de aplicativos móveis, é apenas um alerta para que o empresário procure desenvolvedoras sérias, com histórico de apps de sucesso e que tenha como uma de suas metas manter a segurança total dos dados do seu cliente.

O uso de apps corporativos representa uma redução significativa de tempo e custo, ajudando os funcionários a executarem tarefas com mais agilidade, rapidez e qualidade. Enquanto os aplicativos para o público final normalmente apresentam uma única senha de usuário, muitas vezes ligada ao login de redes sociais, os corporativos já foram desenvolvidos tendo a segurança como uma de suas principais preocupações. Por isso eles apresentam diversas funções de identificação e segurança, apostando em tecnologias como logins múltiplos, identificação através de digitais, entre outros.

Manter a segurança de seus dados começa com a procura de uma empresa respeitada para desenvolver seu aplicativo, mas esta é uma preocupação que precisa estar incorporada à política da organização. Todos os funcionários devem estar cientes da importância destes dados e sempre realizar os procedimentos de segurança. Além disso, devem também entender a importância de manter sempre em segurança seus dispositivos móveis. Essa deve ser uma preocupação e uma responsabilidade de cada um dos colaboradores da organização.

A preocupação com a perda de dados ou falhas no sistema existe, mas pode ser drasticamente minimizada com a adoção de ferramentas desenvolvidas por equipes de confiança. Apesar do número de desenvolvedores mobile estar crescendo no país, não é qualquer desenvolvedor que sabe dos riscos e das necessidades que um app corporativo apresenta. Ele precisa ser mais robusto, com usabilidade simples, mas focando sempre na segurança dos dados. Quando bem feitos, esses aplicativos são elaborados com sistemas mais complexos, que dificilmente apresentam falhas internas. Daí a importância de recorrer a um fornecedor de qualidade, pois desenvolver um app corporativo de qualidade não é tarefa simples.

Os riscos de perda de dados, falhas na segurança e invasão infelizmente sempre existirão. Basta haver um banco de dados e uma pessoa mal intencionada para seu sistema estar em perigo. A adoção de apps corporativos representa uma evolução dentro das empresas, pois são ferramentas poderosas. Seu uso traz benefícios inestimáveis para as organizações, mas também aumentam a preocupação com a segurança, pois é mais uma porta para dos dados da empresa. Resta ao empresário buscar equipes de qualidade para desenvolver suas soluções.

*João Moretti, diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas.