Apple disponibiliza atualização que corrige vulnerabilidades SSL no Mac OS X

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2014 às 16h21
photo_camera Divulgação

Há vários dias os usuários dos dispositivos da Apple têm sido assombrados por uma falha de segurança que afetou tanto o iOS quanto o OS X. Tal falha já foi aniquilada nos iPhones, iPads e iPods Touch que rodavam a versão 7.0.6 do iOS na última sexta-feira (21), mas continou a tirar o sossego dos usuários de Macs com a versão 10.9 do sistema operacional da Maçã. Felizmente, agora os usuários da plataforma podem usar suas máquinas tranquilamente, pois a empresa acabou de lançar a atualização v10.9.2 para corrigir o problema de segurança.

A vulnerabilidade afetava o sistema de autenticação SSL/TLS dos gadgets da Apple, que simplesmente deixavam de criptografar dados sensíveis antes de transmití-los. Cientes do problema, crackers poderiam explorar a falha e interceptar diversos dados de autenticação do usuário em diversos serviços. Segundo informações divulgadas anteriormente, o problema já vinha ocorrendo desde outubro do ano passado e afetou programas como o navegador Safari, FaceTime, Calendário, iBooks, iMessage, Twitter, Mail e Keynote.

Para se ter ideia da gravidade da falha, o professor de criptografia da Universidade John Hopkins, Matthew Green, veio a público dizer que o problema era tão ruim que desenvolvedores estavam evitando comentar sobre ele para evitar que crackers e usuários mal intencionados fizessem uso das informações e atacassem o sistema.

Agora que a atualização foi disponibilizada, os usuários de Mac devem fazer o download das últimas atualizações de segurança do OS X 10.9 (abra a App Store e vá até a aba "Atualização" no sistema) o quanto antes.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.