App avisará usuários sempre que houver rastreamento no Android

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2014 às 11h10

A preocupação com a privacidade levou um grupo de pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos EUA, a criar um aplicativo que informa ao usuário quando outros softwares estão tentando acessar a localização do celular por meio do GPS. Em fase final de testes, o app ainda sem nome deve ser lançado nas próximas semanas - por enquanto, apenas para o sistema operacional Android.

Todos os aplicativos que acessam dados de geolocalização precisam de autorização do usuário para fazer isso, além de exibir um ícone sempre que tal função é ativada. De acordo com Janne Lindqvist, que lidera o time de desenvolvedores, pesquisas realizadas pela equipe mostraram que os donos de smartphones ignoram as notificações e não entendem bem o que exatamente significa esse tipo de acesso. Daí a necessidade do software que está sendo trabalhado agora.

Em entrevista ao site IT World, Lindqvist afirma que seu aplicativo utiliza a API de localização do Android para exibir um aviso claro para os usuários, com os dizeres: “sua localização está sendo rastreada por [nome do aplicativo]”. A ideia, conta ela, é fazer com que as pessoas saibam exatamente quais apps estão realizando esse tipo de operação e possam desativar os indesejados ou invasivos.

As pesquisas foram realizadas na própria universidade e revelaram os resultados que levaram ao aprimoramento do aplicativo. De acordo com os resultados, muita gente ficou surpresa ao descobrir que aplicativos que não têm nada a ver com localização também estavam rastreando seus usuários, muitas vezes com uma frequência alarmante.

O objetivo do grupo é tornar as pessoas mais conscientes sobre a questão, fazendo com que o Google tome atitudes contra a espionagem e tente deixar mais claro para os usuários de Android quando eles estão sendo rastreados. Um aplicativo para o iOS também está nos planos, mas o sistema operacional foi deixado para depois já que, para os desenvolvedores, seu concorrente é bem mais simples de se trabalhar.

Entre as ideias de nome está RutgersPrivacyApp, o mais próximo de se tornar oficial. A própria Lindqvist, porém, admite que não é um título atrativo e diz estar aberta a sugestões caso alguém tenha uma ideia melhor.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!