Alguma senha sua já vazou na web? Descubra com o Pwned List!

Por Redação

Segurança na internet é um dos temas mais seriamente discutidos entre os internautas e os profissionais de TI. Todos os dias aparece uma nova ameaça de segurança ou vazam alguns dados na web, e isso preocupa bastante os usuários. Se você utiliza a mesma senha para vários serviços ou possui um dispositivo que esteja deixando vazar informações, é melhor verificar sua situação antes que ocorra uma catástrofe!

Quer saber se você já foi vítima de vazamento de informações? Existe um site chamado PwnedList que verifica seus endereços de e-mail para saber se alguma de suas contas associadas a ele faz parte da lista de senhas vazadas na web. É a mesma ferramenta utilizada pelo Last Pass em seu programa Sentry, para auxiliar os usuários a descobirem, de maneira mais rápida, se suas informações foram comprometidas.

O serviço é bastante simples e fácil de usar. Basta acessar o site e rolar a página até encontrar uma caixa na qual você pode digitar seu endereço de e-mail. Ao clicar no botão 'Check', o PwnedList iniciará uma busca em sua base de dados para certificar-se de que informações suas caíram em descuido. Ao retornar os resultados, o serviço mostra quantas vezes sua conta de e-mail apareceu na lista.

Pwned List

Se você fizer o teste e descobrir que seu e-mail está na lista, já sabe qual medida tomar, não é? Mudar, imediatamente, sua senha, escolhendo uma mais forte e menos óbvia, porém que você consiga se lembrar. Um resultado positivo neste teste não significa que você foi hackeado, mas mostra o quanto pode ser fácil tornar-se uma vítima nas mãos de pessoas mal intencionadas na rede.

Se você costuma usar a mesma senha para vários serviços, como diferentes webmails, redes sociais, serviços de música, fóruns, programas de bate-papo, entre outros, é extremamente aconselhável mudar esse hábito imediatamente. Escolha uma senha diferente para cada serviço, evitando palavras ou números óbvios.

E aí, conferiu se seu e-mail apareceu na PwnedList? Conte para nós!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.