Alarme falso: novo vazamento de senhas da Netflix é uma farsa

Por Redação | 13 de Junho de 2014 às 11h46

Na última quinta-feira (12) um grupo de hackers conhecido como Derp divulgou um documento na internet que continha centenas de senhas e logins da Netflix. Mas, ao que tudo indica, talvez não seja exatamente isso o que aconteceu.

Um porta-voz da Netflix informou que a empresa já está ciente do vazamento e está “analisando o vazamento”, afirmou. Até o momento, os mais de 1.800 logins e senhas de usuários divulgados parecem ser os mesmos de um vazamento passado do serviço de streaming de vídeos, que aconteceu em dezembro.

O CNET testou aleatoriamente algumas dúzias das senhas e nenhuma delas funcionou. O site também enviou e-mails para os endereços listados e apenas um efetivamente chegou ao destinatário.

Travis Hammill confirmou que a sua senha que aparecia na lista era mais antiga, de cerca de um ano atrás. Apesar disso, ele informou que muda os dados de acesso ao serviço com frequência e que já havia alterado a senhas várias vezes desde então por razões de segurança.

Entre as explicações para que o Derp tenha vazado senhas antigas e desatualizadas é que o grupo queira realmente fazer uma pegadinha maliciosa com os usuários da Netflix. Ao saberem do vazamento muitos mudam a senha, mas ficam com suspeitas quanto a segurança do serviço, que é pago, e podem acabar desistindo de assiná-lo.

Apesar de aparentemente ser apenas uma pegadinha, fica a dica para não dar sorte ao azar: mude a sua senha com frequência.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.