A Segurança da Informação é primordial para o sucesso das empresas

Por André Carraretto
photo_camera Seu Micro Seguro

A tecnologia nunca esteve tão presente em nosso cotidiano como agora. Muitas vezes estamos conectados na internet por meio de mais de um dispositivo, seja para o uso pessoal ou corporativo. Mas em algum momento você parou para pensar no montante de informações e dados que são processados pelos computadores, celulares, e tablets? Para se ter uma ideia, diariamente são compartilhadas cerca de 1,8 bilhão1 de imagens através destes dispositivos, pelos internautas.

Com esse elevado número de dados em constante circulação, o acesso às informações aumenta e abre porta para brechas e oportunidades de fraudes. Diante deste cenário, eventos de cibersegurança, como o Vision da Symantec – realizado anualmente pela empresa, são importantes para ressaltar a importância do tema nas organizações e aos usuários, que devem sempre se atualizar sobre segurança e disponibilidade da informação.

Muitas empresas ainda não investem em segurança da informação como deveriam, o que leva ao comprometimento de dados sigilosos, internos e/ou de clientes, além de poder acarretar em grandes perdas financeiras. Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que as corporações tenham conhecimento sobre os possíveis cenários que podem prejudicá-las. Para que, assim, possam se informar sobre as soluções e iniciativas de proteção digital mais adequadas para prevenir e combater possíveis ameaças.

As empresas devem utilizar as tecnologias disponíveis a seu favor. Se bem utilizadas, estas certamente se tornarão grandes aliadas na expansão dos negócios e até um diferencial competitivo. Por outro lado, se não forem bem administradas, podem não conseguir evitar os prejuízos monetários.

Os desafios de segurança dentro das empresas estão cada vez mais complexos. Além do investimento em soluções e infraestrutura, é essencial possuir uma política de segurança clara e de acordo com os objetivos da companhia. Afinal, a proteção online deve partir da atitude de cada indivíduo e prevista dentro das prioridades da empresa, para que a falta de negligência sob o aspecto da segurança da informação não seja impeditivo para o sucesso dos negócios.

1De acordo com o relatório "Internet Trends 2014", realizado pela analista da Kleiner Perkins Caufield Byers (KPCB), Mary Keeper.