NSA pode estar montando computador quântico capaz de decifrar qualquer código

Por Redação | 03 de Janeiro de 2014 às 16h53
photo_camera Divulgação

O The Washington Post obteve acesso a relatórios que afirmam que a National Security Agency (NSA) está investindo na produção de um novo computador quântico que será capaz de decifrar qualquer código usado atualmente.

O documento, que teria sido vazado por Edward Snowden, fala de um programa de pesquisas chamado "Penetrating Hard Targets" (ou "Invadindo Alvos Difíceis", em português) que já recebeu a quantia de US$ 80 milhões para montar um computador quântico que será utilizado na criptografia de dados. O TWP ainda diz que a maior parte das pesquisas está sendo realizada no Laboratório de Física da Universidade de Maryland, mas nenhum outro detalhe sobre a que pé anda o progresso do super computador foi revelado.

Há alguns anos grandes empresas vêm tentando desenvolver computadores quânticos, cuja rapidez e segurança são exponencialmente superiores aos atuais computadores. O êxito desse feito pode levar a criptografia, medicina e pesquisas a outro nível. No entanto, nenhuma companhia conseguiu desenvolver um modelo satisfatório da máquina até agora.

Por essa razão a comunidade científica permanece cética quanto à possibilidade da NSA estar próxima de produzir um. "É altamente improvável que a NSA possa estar próxima de conseguir isso sem que ninguém saiba", disse Scott Aaronson, professor de engenharia elétrica e ciências da computação do MIT ao jornal.

Segundo o The Verge, outra teoria que corrobora a opinião de Aaronson é que, no próprio documento, o programa não encarrega ninguém da produção ou construção de qualquer computador quântico. Nele, a agência pede apenas que pesquisadores "realizem pesquisas básicas sobre física quântica, arquitetura e engenharia para determinar se, e como, um computador quântico voltado para a criptografia pode ser construído".

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.