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6 passos para simplificar o backup na nuvem em sua empresa

Por| 13 de Abril de 2017 às 15h29

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6 passos para simplificar o backup na nuvem em sua empresa
6 passos para simplificar o backup na nuvem em sua empresa

Fazer backup dos dados é crucial para empresas de todos os tamanhos. No caso de um desastre, ter versões anteriores de seus dados corporativos, clientes e funcionários pode ser crucial para evitar um grande colapso. Por exemplo, digamos que sua sede corporativa fica inundada e todo o seu hardware é destruído. Um backup em nuvem de suas informações garantirá que, após uma breve reconstrução física, sua empresa possa estar funcionando novamente.

Além disso, fazer backup de dados permite que você volte a fazer o backup depois que o software de proteção de endpoint determinar que houve uma violação. Com uma combinação de software de segurança e backups regulares, você poderá detectar ameaças à medida que elas ocorrerem, expulsá-las da rede e, em seguida, reverter sua rede para seu estado mais recente e mais seguro.

Diante deste cenário, o presidente e CEO da Datacastle, Ron Faith, aconselha seis maneiras de simplificar os backups de dados e como eles ajudarão a melhorar seu negócio, independentemente do tamanho de sua empresa.

1. Automatizar backups

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Você não quer ter que fazer o backup de dados manualmente toda vez que houver uma preocupação. O ideal é ser proativo e definir backups automáticos que ocorram em uma base constante e recorrente. Desta forma, não importa quando ocorrer um desastre, você sabe que há um backup preparado.

2. Procure por integrações

Para diversificar onde você armazena seus backups de dados, você precisará procurar dois ou três fornecedores sólidos. Quando estiver nessa busca, escolha fornecedores que integram com seus concorrentes e com a variedade de aplicações que você usa para conduzir seu negócio. Desta forma, se você precisa migrar bits e bytes de seus dados do fornecedor “X” e bits e bytes de um aplicativo, então você será capaz de migrar as informações na plataforma “Z”, sem ter que escrever um novo código no meio de um desastre.

3. Criar várias cópias em várias regiões

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É importante criar cópias de seus dados em várias regiões, principalmente empresas que operam em diferentes regiões geográficas. Por exemplo, se sua empresa com sede em Nova York tem escritórios no Reino Unido e na Espanha, então você provavelmente deve ter várias cópias de seus dados armazenados em Nova York, no Reino Unido e na Espanha. Este processo protege contra desastres baseados em localização, bem como desastres de arquivos.

Para as pequenas empresas, aplica-se a mesma lógica. Embora você possa ter apenas um local, você ainda pode salvar várias versões de seus backups de dados e ainda pode diversificar onde e como os dados são salvos. A maioria dos aplicativos de backup de dados tem configurações que permitem automatizar o backup de seus dados em vários locais, portanto, muitas vezes é apenas uma questão de apontar e clicar.

4. Vá para a nuvem pública

A nuvem é uma opção mais barata do que armazenar arquivos localmente, mas também é muito mais fácil de usar, especialmente se você estiver trabalhando fora da infraestrutura de outra pessoa. Com nuvens como Azure e AWS, tudo o que você precisa se preocupar é gerenciar os painéis que a Microsoft e a Amazon fornecem. Eles vão lidar com a administração local e com problemas de recuperação de dados que sua equipe de TI teria que gerenciar. Se você optar pela nuvem híbrida ou privada, então você vai acabar gerenciando seu painel, bem como certos aspectos da nuvem e infraestrutura local; e isso tornará operação de TI mais complexa do que precisa ser.

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5. Use o Google Analytics para identificar backups

Embora o backup e a recuperação já tenham sido considerados como um processo usado para corrigir a perda de dados após um desastre, o software atual permite que esses sistemas ofereçam serviços mais complexos e proativos. Por exemplo, se a empresa for solicitada a fornecer dados a autoridades legais, poderá usar um backup de dados e uma análise avançada para identificar os dados exatos necessários. Em seguida, você pode apresentar as informações enquanto sua empresa está funcionando, ao invés de desligar todo o seu negócio e entregar seus servidores físicos, laptops e smartphones, enquanto uma investigação ocorre.

6. Testes frequentes

Finalmente, certifique-se de testar seus backups de vez em quando. A maioria dos aplicativos de backup são quase completamente automatizados, por isso é fácil esquecer que eles estão funcionando, especialmente quando a maior parte desse trabalho está provavelmente acontecendo depois de horas. No entanto, é muito importante tomar 30 minutos de vez em quando e certificar-se de que os dados que você precisava ter feito backup estão sendo salvos, e que você pode realmente recuperar esses dados dentro do intervalo de tempo que você está esperando.

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Só porque seus registros de backup indicam que um backup foi executado na data X no horário Y, não significa necessariamente que tudo esteja bem. A migração para a nuvem pode ter sido irregular ou interrompida ou talvez os arquivos que você salvou de alguma forma se corromperam.

Se você tem um funcionário ou equipe de TI em sua empresa, testes mensais são recomendados para o melhor equilíbrio entre segurança de dados e sobrecarga de carga de trabalho de TI. Mas, se você é um pequeno empresário sem equipe de TI, então você pode ser mais flexível com o seu cronograma de testes de backup, que poderão ser feitos no mínimo uma vez por trimestre.

Fonte: (Via) PCMag