5 VPNs gratuitas para quem usa o Google Chrome

Por Gabriel Sérvio

As VPNs (Redes Privadas Virtuais) vêm ganhando cada vez mais adeptos. Aqui no Brasil, esse tipo de serviço ficou popular por ter sido utilizado para manter o WhatsApp funcionando durante o período em que o app ficou bloqueado por determinação judicial.

As Redes Privadas Virtuais sempre foram muito utilizadas no ambiente corporativo para diferentes fins, mas, agora, começam a ser usadas também por usuários mais casuais. Uma VPN permite, por exemplo, romper o bloqueio geográfico imposto por alguns sites, permitindo que o usuário tenha acesso a conteúdos restritos a algumas regiões ou países.

Se você se interessa por esse tipo de serviço, preparamos uma lista com 5 VPNs diferentes que podem ser utilizadas gratuitamente direto no Google Chrome. Para experimentar os serviços abaixo, é preciso baixar e instalar as extensões pela Chrome Web Store. Fique atento aos links para ter acesso direto a elas na loja do navegador do Google.

1. ZenMate VPN

O primeiro nome da lista é o ZenMate VPN. O serviço conta com uma rede mundial de servidores proxy com alto nível de segurança, que criptografam as informações que trafegam pela rede e prometem proteger os seus dados de sites maliciosos.

1

As principais funções do ZenMate VPN se dividem em três frentes: proteger a privacidade do usuário, segurança e acesso sem limitação geográfica a todo conteúdo dos sites. Quanto a privacidade, a ferramenta não permite que banners de publicidade monitorem e sigam os seus passos pela web. A segurança, fica por conta de uma linha extra de defesa criada para proteger os dados do usuário quando ele está navegando em uma rede Wi-Fi pública. O acesso sem restrições, como mencionado antes, desbloqueia todo tipo de conteúdo restrito apenas a alguma região ou país específico.

Além do serviço gratuito, o ZenMate VPN também oferece um plano Premium com outras ferramentas e funcionalidades.

2. DotVPN

A DotVPN já está disponível para download no Google Chrome há quase dois anos, mas há pouco tempo começou a ganhar mais usuários. Segundo os dados da Chrome Web Store, o serviço já ultrapassou a marca de 500 mil usuários. Os 5000 reviews postados na loja revelam uma média de avaliação final de 4 estrelas.

1

A lista de funcionalidades da rede privada inclui:

  • Banda ilimitada;
  • Possibilidade de escolha entre 12 localizações virtuais diferentes (Canadá, Alemanha, França, Holanda, Japão, Singapura, Espanha, Suíça, Suécia, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido);
  • Número ilimitado de alteração entre as localizações.

Uma das vantagens do serviço é a segurança que ele oferece. Segundo os desenvolvedores, as redes virtuais do DotVPN utilizam criptografia de 4096 bits. Só para ter uma ideia, isso é duas vezes mais do que os padrões utilizados pelos serviços bancários.

3. Hotspot Shield

O Hotspot Shield já oferece o serviço de VPN há algum tempo, mas nos últimos anos ganhou atualizações com novas funcionalidades interessantes. Além de estar disponível na Web Store, o serviço pode ser adquirido de graça através da Anchor, empresa considera uma das mais confiáveis no ramo da segurança digital. Contando com mais de 10 anos no mercado, o Hotspot Shield possui mais de 400 milhões de downloads e 20 milhões de usuários ativos espalhados por 190 países.

1

A versão gratuita não tem limitações. O diferencial do serviço é possuir diferentes versões para várias plataformas: iOS, Android, Windows Phone, OS X e Windows.

Assim como o VPN ZenMate, o Hotspot Shield também possui uma versão Elite paga. O valor do plano sobe de acordo com as necessidades de acesso e funções diferenciadas escolhidas pelo usuário.

4. CyberGhost VPN

O CyberGhost VPN destaca a preocupação do serviço com a segurança e a privacidade do usuário. Assim como os outros nomes citados anteriormente, esse serviço permite contornar o bloqueio de restrição geográfica e diz já ter bloqueado 150 milhões de anúncios intrusos e invasivos, 210 mil sites maliciosos e 260 milhões de tentativas indevidas de rastreio.

1

As características que diferenciam o serviço dos demais incluem:

  • Facilidade de uso, contando com botão liga/desliga direto na extensão;
  • Proteção extra contra hackers, tentativas de golpe, roubo de dados de contas bancárias e tentativa de fraude por "phishing";
  • Navegação totalmente anônima;
  • Livre de publicidade invasiva;
  • “Relatório de Transparência” anual com certificação ISO;
  • Desbloqueio de conteúdo restrito por região geográfica;
  • Proteção extra contra sites maliciosos;
  • Compressão de dados para uso em hotspots mobile;
  • Ligações HTTPS forçadas quando disponíveis.

Assim como os outros serviços citados até aqui, o CyberGhost VPN também possui uma versão Premium com alguns recursos extras mais avançados.

5. Browsec VPN

O Browsec VPN possui mais de 2 milhões de usuários ativos, que apostaram no serviço pelas características de proteção de privacidade e uma camada extra de segurança online. O seu principal benefício é possibilitar acesso a qualquer serviço com total privacidade, protegendo seus dados de possíveis rastreadores.

1

As 3 principais funções da extensão são: acesso a todo e qualquer tipo de conteúdo sem restrições de localidade, encriptação dos dados e app disponível para iOS. Esse serviço é um dos preferidos de quem busca contornar determinados bloqueios geográficos usados, por exemplo, no acesso a lojas online ou em serviços como Netflix, Pandora, SoundCloud, etc.

No geral, são cinco opções diferentes para quem quer ter acesso a algum tipo de conteúdo que pode não estar disponível no Brasil. Além disso, a extensão conta com ferramentas que destacam o apreço pela segurança do usuário e, principalmente, por sua privacidade. Vale a pena experimentar e ver qual dessas opções se encaixa melhor para seu uso pessoal.

Fonte: http://pplware.sapo.pt/internet/top-6-vpns-gratuitas-utilizadores-do-chrome/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.