4 dicas para evitar fraudes nas compras do Dia das Mães

Por Redação
photo_camera Divulgação

O Dia das Mães está chegando. A data só fica atrás do Natal quando se fala em movimentação do comércio, ou seja, o volume de compras feitas pela internet também cresce no período. Por isso, é necessário redobrar a atenção para não ter problemas com fraudes e golpes que podem criar dores de cabeça para quem apenas queria agradar a sua mãe.

Pensando nisso, a Konduto, empresa brasileira especializada em antifraude no comércio eletrônico, trouxe quatro dicas simples, mas que podem ser essenciais na hora de finalizar uma negociação pela internet. Fique atento a elas para aproveitar o Dia das Mães da melhor maneira possível.

1. Cuidado com promoções incríveis de lojas desconhecidas

Usar o Google para encontrar boas ofertas pode ser uma ótima saída, mas é preciso ficar atento às promoções irresistíveis de lojas desconhecidas. Nestas épocas em que o comércio fica mais agitado, é comum golpistas criarem lojas de fachada apenas para aplicar golpes em consumidores desatentos, então desconfie sempre que a oferta parecer boa demais em uma loja que quase ninguém ouviu falar.

2. Confira a reputação da loja

Se por um lado a internet ainda apresenta muitas ameaças, por outro ela também fornece recursos para nos protegermos de algumas fraudes. Um desses recursos envolve o setor dedicado à avaliação de lojas na web, com sites como e-Bit e Reclame Aqui. Conferir a reputação das lojas lá — além daquela pesquisada básica no Twitter e no Facebook — também é uma ótima pedida antes de escolher onde finalizar a sua compra.

3. Evite lojas que não aceitem cartão de crédito

Se você ainda fica receoso de comprar com cartão de crédito na internet, saiba que a possibilidade de fazer isso normalmente é um dos detalhes que ajuda a diferenciar uma loja de verdade de uma de fachada. Isso porque o cartão de crédito é a modalidade de pagamento mais segura da atualidade, pois o cliente sempre pode solicitar o cancelamento da transação em caso de algum desacordo. Já pagamentos feitos via débito ou boleto bancário não oferecem essa possibilidade.

4. Atenção com os falsos agentes de viagem

Caso a sua ideia para o Dia das Mães envolva uma viagem, é bom ficar atento aos falsos agentes de viagem que se apresentam por aí. Assim como em lojas de produtos, criminosos também criam falsas agências de viagem na internet e oferecem passagens com descontos incríveis para o consumidor.

Segundo a Konduto, duas características ajudam a identificar este tipo de golpe: o pagamento deve ser feito apenas via transferência bancária e o embarque deve ser feito em até três dias depois da compra. A razão disso é simples, pois o criminoso de fato apresenta o bilhete verdadeiro, mas ele foi adquirido com cartões de crédito clonado. Assim, a chance deste bilhete ser cancelado após o dono do cartão clonado descobrir a fraude é grande.

Estas dicas são bem fáceis de seguir, então lembre-se delas na hora de pesquisar um presente para agradar a sua mãe no próximo domingo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.