10 dicas de segurança online para a Geração Y

Por Redação

Para quem ainda não conhece o termo, Geração Y é o conceito que se refere a pessoas nascidas, principalmente, após os anos 80 e que basicamente desenvolvem diversas tarefas ao mesmo tempo e vivem conectados.

Realizar pesquisas no Google, adicionar amigos nas redes sociais e twittar diversas vezes por dia são atividades que fazem parte da rotina dessas pessoas. Mas um detalhe interessante é que essa turma tão "antenada" não se preocupa tanto com a segurança online quanto deveria.

Segundo informações do site Mashable, apenas 31% da Geração Y classificou a segurança como o fator mais importante na tomada de decisões sobre seu computador. Mas na realidade, ser pró-ativo com a segurança pessoal online não tem que ser um inconveniente - deve ser uma prioridade para essa geração conectada.

Skyler King é o gerente de produtos responsável pelo antivírus ZoneAlarm, da empresa Check Point Software Technologies, e ele deu algumas dicas de como cuidar da sua segurança online.

1. Volte para o básico

Parece simples, mas uma atualização regular do sistema operacional do seu computador é uma das maneiras mais importantes para protegê-lo, pois as atualizações são muitas vezes a forma como as empresas enfrentam um possível problema de segurança. Você pode facilmente configurar o seu sistema operacional para verificar automaticamente se existem novas atualizações.

Atualização

2. Não saia por aí clicando em todos os links

Nós já comentamos no Canaltechque o Google detecta quase 10 mil novos sites maliciosos todos os dias. Mas essa estatística inclui sites legítimos que foram invadidos e também aqueles que são projetados para espalhar malware. Seja sempre cauteloso com os links em que você clica. E lembre-se de passar o mouse sobre os links para que você possa rever o endereço completo antes de clicar. Finalmente, mantenha sempre seu firewall e antivírus atualizado e ativo.

Hacker

3. Preste atenção nas últimas mudanças sociais

Pequenas mudanças podem causar grandes problemas se você não tiver cuidado. Por exemplo, o Facebook alterou seu e-mail padrão para @facebook.com, o que significa que um novo grupo de comerciantes e spammers será capaz de conseguir seu contato de uma maneira mais fácil do que nunca. Gostando ou não dessa nova extensão de e-mail, você pode ajustar suas configurações de privacidade para se proteger de possíveis problemas.

E-mail Facebook

4. Senhas, senhas, senhas

Sempre crie senhas fortes para contas on-line, e inclua letras, números e símbolos. Senhas mais longas (pelo menos 8 ou 10 caracteres) são mais seguras e ajudam a prevenir ataques. E tente não usar a mesma senha para vários sites. Se uma senha for comprometida em um site, isso pode permitir que hackers entrem em outras contas utilizando a mesma credencial.

Se você está tendo problemas para lembrar todas as suas senhas, tente usar um gerenciador de senhas, como o KeePass. Ou você também pode salvá-las por meio da criação de uma planilha simples: ao invés de escrever a senha atual, digite uma dica. Só não vale esquecer a senha que irá proteger o documento.

Senha

5. Gamer: mantenha seu software de segurança ativado

Não desative seu software de segurança quando estiver jogando. Sim, experimentando uma conexão de alta velocidade com o mínimo de interrupções é importante, mas não em detrimento da segurança. Em vez disso, procure por "modo de jogo" em seu software de segurança. Esta definição não irá interrompê-lo enquanto você está no meio do seu jogo, mas irá mantê-lo protegido.

Computador protegido

6. Proteja-se dos softwares piratas

A melhor solução é simplesmente nunca usar sites de P2P para baixar software pirata e, ao invés disso, baixar seus arquivos do desenvolvedor de software original. Se mesmo assim você ainda optar por correr esse risco, deve pelo menos tomar algumas precauções, como ler os comentários do usuário antes de baixar o arquivo. Tenha em mente que muitos dos atuais e populares sites de P2P oferecem um sistema de avaliação bastante preciso, que pode lhe proporcionar uma sensação de como esses arquivos para download têm se comportado com outros usuários.

Software pirata

7. Cuidado com os ataques de engenharia social

Cyber criminosos vasculham sites de mídia social o tempo todo para aprender tudo o que puderem sobre potenciais alvos. Eles vão usar as informações obtidas para enviar e-mails altamente segmentados, fingindo ser do seu chefe, amigo ou membro da família. É também por isso que você deve sempre observar o que diz online. Revelar muita informação, como um nome do meio ou um nome de animal de estimação, pode ser o suficiente para cair nas armadilhas de criminosos cibernéticos.

Hacker

8. Escolha seus amigos com cuidado

Não há nada como fazer conexões on-line por meio do Facebook e de outras redes sociais. No entanto, você definitivamente estará se arriscando se não tomar o tempo necessário para filtrar quem você aceita em seu círculo de amizades virtuais. Pedidos de amizade de pessoas desconhecidas e sem a menor conexão com sua rede de amigos devem sempre ser analisados com cuidado. Além do mais, se sua conta for invadida, alguém pode espalhar malware para os computadores dos outros em seu nome.

Solicitação de Amizade

9. Tome cuidado ao realizar download de vídeos

O vídeo online realmente decolou, especialmente para a Geração Y, que muitas vezes passa mais tempo assistindo a conteúdo on-line do que qualquer outro grupo de pessoas. Tenha cuidado ao baixar vídeos, pois essa atividade pode ser uma fonte de vírus. Nunca instale software de compartilhamento de arquivos locais ao tentar visualizar um vídeo, e tenha em mente que o download de um vídeo por si só, nunca deve exigir que se clique um arquivo executável (.exe).

Download

10. Tenha cuidado ao usar Hotspots Wi-Fi

A maioria das pessoas fica empolgada ao se deparar com um local que ofereça acesso a uma rede Wi-Fi. Mas tome cuidado, antes de se conectar verifique se o nome da rede é de um serviço legítimo.

Uma VPN é uma boa saída, pois cria um caminho virtual protegido por senhas e criptografia, garantindo que esses dados estarão seguros e livres de ações de terceiros, mesmo se você estiver em um público. Vários serviços estão disponíveis, ou você pode até mesmo usar um aplicativo como o Hotspot Shield, que define uma VPN para você automaticamente.

Wifi grátis

Ficar vigilante é um bom começo, mas não é o suficiente. Não se iluda com uma falsa sensação de segurança, não importa qual a sua idade. Você não só irá evitar se tornar parte da estatística, mas também vai fazer a sua parte para manter a Internet segura para sua comunidade online.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.