Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você faria transplante de barba? Saiba como é o procedimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Maio de 2022 às 13h20

Link copiado!

 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

O transplante de barba ainda é relativamente novo, mas tem sido uma solução para resgatar a autoestima de alguns homens que, por algum motivo (seja genético, hormonal ou alguma condição mais específica), não possuem pelos faciais.

Na prática, o transplante de barba funciona da seguinte maneira: a unidade folicular (um pequeno agrupamento de vários folículos que podem sair de um mesmo ponto da pele) é retirada de alguma parte do corpo e então inserida no rosto. Geralmente, a operação envolve cerca de 2 mil a 5 mil enxertos de folículos capilares da parte de trás da cabeça (no nível das orelhas, ou um pouco mais abaixo).

Para isso, existem duas técnicas — follicular unit extraction (FUE), em que se coleta uma unidade de cada vez, tornando o procedimento menos doloroso, e a follicular unit transplantation (FUT), em que o cirurgião corta uma pequena tira de tecido da parte de trás da cabeça e remove os folículos. Embora a primeira técnica seja mais comum, a segunda resulta em barbas mais cheias e grossas, porque mais folículos geralmente são colhidos quando uma tira de pele é removida.

Continua após a publicidade

Como é o transplante de barba?

O primeiro passo envolve raspar a área da cabeça em que será feita a coleta dos folículos, e então a aplicação de uma anestesia local. Depois que os folículos forem colhidos da cabeça, o cirurgião injeta anestesia a área do rosto onde os implantes serão colocados. Em seguida, o médico implanta cada folículo na pele facial, moldando a nova barba.

Vale lembrar que, antes da cirurgia, o paciente e o cirurgião conversam sobre o desenho que a nova barba deve ter, em qual parte será feito o transplante, etc. Depois da cirurgia, pequenas crostas se formam ao redor de cada folículo recém-implantado, mas descamam dentro de alguns dias. Nesse primeiro momento, algumas coisas precisam ser evitadas, como a exposição ao sol, atividades físicas cansativas (que façam suar muito) ou natação.

Continua após a publicidade

Os cirurgiões alertam que, após duas ou três semanas do transplante de barba, os pelos caem, mas logo nascem de novo. Em três meses, aproximadamente, já vai ser possível notar o resultado com mais clareza.

Fonte: Healthline, Facial Plastic Surgery Miami