Publicidade

Varíola dos macacos | RJ registra segundo caso e BR chega a oito confirmados

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Junho de 2022 às 10h52

Link copiado!

furmanphoto/envato
furmanphoto/envato

No último domingo (19), o Ministério da Saúde confirmou o segundo caso de varíola dos macacos no Rio de Janeiro. Suspeitas à parte, trata-se do oitavo registro oficial da doença no Brasil. O paciente em questão tem 25 anos, mora em Maricá e apesar de não ter viajado para outro país, teve contato com estrangeiros.

O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovírus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nomeado no último dia 15 para monitorar os casos suspeitos de varíola dos macacos. De acordo com o Ministério da Saúde, todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a suspeita da doença.

Por enquanto, o homem de Macaé apresenta quadro clínico estável, sem complicações, e está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município. Além disso, o comunicado diz que o rapaz está completamente isolado.

Continua após a publicidade

Varíola dos macacos no RJ

O primeiro caso de varíola dos macacos no Rio de Janeiro foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) no último dia 15. O paciente foi um brasileiro de 38 anos que mora em Londres (Inglaterra), mas veio ao Brasil no dia 11 e buscou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz).

A equipe responsável encaminhou as amostras clínicas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o resultado positivo veio à tona na terça (14).

Continua após a publicidade

Total de casos no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou que "no momento, o Brasil registra oito casos confirmados, sendo quatro em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Outros seis casos permanecem em investigação. Todos seguem isolados e em monitoramento."

O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi registrado no último dia 8: um homem de 41 anos, que tinha retornado de uma viagem à Espanha, sendo que a Europa é um dos epicentros dos surtos da doença.

No que diz respeito aos sinais de varíola dos macacos, vale se atentar a sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dores no corpo e glândulas inchadas. Entre 24 e 36 horas do início da febre, as primeiras erupções surgem no corpo.

Continua após a publicidade

Fonte: G1, O Globo