Publicidade

Vacinação contra COVID já evitou até 55 mil mortes no Brasil, diz Fiocruz

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2021 às 19h30

Link copiado!

RF._.studio/Pexels
RF._.studio/Pexels

O programa brasileiro de vacinação contra a COVID-19 já vem trazendo resultados positivos, ainda que o país esteja longe dos números ideais. De acordo com projeções de Marcelo Gomes, especialista em saúde pública e pesquisador da Fiocruz, a imunização por aqui já evitou entre 40 mil a 55 mil mortes pela doença.

A pesquisa de Gomes revelou também uma queda nas internações pela COVID-19, sendo uma redução entre 96 mil e 117 mil, com base no período de 14 de março e 12 de junho. Somente no estado de São Paulo, o número de casos graves caiu entre 24 mil e 35 mil, e de mortes entre 10 mil e 17 mil. Até esta quarta-feira (21), 288 municípios não registraram mortes na última semana.

Continua após a publicidade

O pesquisador diz que o estudo não se trata de uma análise científica rigorosa, mas uma avaliação simplificada sobre o impacto da vacinação do país. "Os números reforçam e ilustram de forma mais palpável a eficácia das vacinas. Mostram como a vacinação faz toda a diferença na redução de casos graves e mortes, e o quanto é importante voltar para tomar segunda dose", pontua Marcelo Gomes. 

Vale reforçar que a vacina não impede o contágio pelo coronavírus, mas sim o desenvolvimento de uma forma mais grave da doença, existindo a chance de reinfecção, inclusive. Segundo o Ministério da Saúde, somente 16% dos brasileiros já tomaram as duas doses da vacina, e até o momento 544 mil cidadãos perderam a vida devido às complicações da doença. No ranking global, o Brasil é o segundo país com o maior número de mortes.

Fonte: Estadão, Governo de São Paulo