Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina da AstraZeneca contra covid mostra potencial entre pacientes com HIV

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Setembro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

Um novo estudo, publicado na revista The Lancet, demonstra que a vacina contra covid-19 de Oxford/AstraZeneca tem boas chances de funcionar mesmo entre pacientes com HIV.

A conclusão ainda é preliminar, já que o ensaio clínico é de fase 1/2, o que permite aferir a segurança e a imunogenicidade da vacina, ou seja, sua capacidade de induzir a produção de anticorpos e outros tipos de respostas do organismo. O estudo, no entanto, não mede a eficácia do imunizante.

A pesquisa foi conduzida na África do Sul, país conhecido pela alta prevalência do HIV em sua população. Foram recrutadas 104 pessoas infectadas e mais 70 negativas para o vírus.

Continua após a publicidade

Os participantes soropositivos tinham um requisito importante: eles precisavam estar realizando terapia antirretroviral (ART) por pelo menos três meses, e a carga viral de HIV no plasma sanguíneo deveria ser inferior a 1.000 cópias por microlitro.

Dentro desse estudo, a vacina da AstraZeneca se mostrou segura e bem tolerada, sem reações incomuns e perigosas, entre os pacientes com HIV. O estudo também demonstrou um bom perfil de imunogenicidade em comparação com os participantes soronegativos para o vírus.

O resultado será importante para entender o quão potente é a proteção das vacinas nessa população. Portadores de HIV/AIDS são considerados grupo de risco da covid-19 porque sua resposta imunológica natural tende a ser suprimida se o paciente não realizar tratamento antirretroviral para controlar o HIV.

Continua após a publicidade

Fonte: MedicalXpress