Publicidade

Vacina contra múltiplas variantes do coronavírus começa a ser testada em humanos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Setembro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Alexstand/Envato Elements
Alexstand/Envato Elements

Como serão as vacinas contra covid-19 do futuro? Um novo ensaio clínico começa a preparar o terreno para a utilização de novos imunizantes capazes de induzir imunidade contra múltiplas variantes com uma única aplicação.

A pesquisa, desenvolvida pela Universidade de Manchester e a farmacêutica americana Gritstone, utilizará a tecnologia de RNA mensageiro autoamplificante, que é um pouco diferente do que é usado nos imunizantes da Pfizer e da Moderna e considerada uma segunda geração das vacinas de RNA.

A plataforma tem uma diferença fundamental. Ela leva o material genético até as células e faz com que elas expressem a proteína-alvo em maiores quantidades, o que possibilita a aplicação de doses ainda menores e mais seguras.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores preveem que a utilização da vacina GRT-R910, como é chamado o imunizante, deve servir bem como uma dose de reforço, que seria melhor que reaplicar o mesmo imunizante múltiplas vezes.

Durante essa fase inicial de testes, os pesquisadores esperam, antes de tudo, confirmar a segurança da GRT-R910. Para isso, recrutarão 20 voluntários de 60 anos ou mais e só em caso de resultados positivos avançarão para grupos maiores.

Ainda vai demorar um pouco para que esses resultados saiam, no entanto. A Gritstone diz que eles devem estar prontos apenas no início de 2022.

Continua após a publicidade

Fonte: Business Insider, Universidade de Manchester